Você conhece todas as funções de um canivete?

Você conhece todas as funções de um canivete?

Redação Webventure/ Dicas de viagem

No mercado, existem diversos modelos e marcas, com as mais diversas funções de um canivete. Porém, os de fabricação suíça saem na frente no quesito qualidade e versatilidade. Saiba mais sobre esse item obrigatório de todo praticante de atividades de natureza deve ter.

+ Descubra qual será sua próxima aventura!

História de um instrumento com muitas funções

Em 1894, o cuteleiro Karl Elsener, após observar que o exército suíço adquiria seus canivetes na Alemanha, resolveu criar um modelo que se adequasse às necessidades da tropa do seu país.

Com isso, se dedicou à arte de fabricar a ferramenta e assim nasceu o canivete suíço, ou canivete multifunção. Esse tipo especial do objeto foi criado após o cuteleiro realizar várias reuniões junto ao serviço de inteligência do exército suíço para descobrir o que melhor lhes atendia.

Os agentes de inteligência solicitaram um produto versátil e que garantisse vantagens extras aos soldados do país. O canivete, criado exclusivamente para ser usado pelo exército, passou a ser fabricado pela empresa Schweizer Besteckfabrik, em 1901, com base no projeto de Karl Elsener.

Você conhece todas as funções de um canivete?
Foto: Adobe Stock

Versões e funcionalidades dos primeiros canivetes

Originalmente, o canivete suíço tinha duas versões: uma que deveria ser usada pelos soldados e outra, pelos oficiais. A versão dos soldados era composta por lâminas extras, chave de fendas, agulha e uma lâmina que servia para abrir latas.

Já os oficiais usavam uma ferramenta mais sofisticada, com acabamentos luxuosos. O material era mais leve e além das lâminas convencionais e extras, ele apresentava um saca-rolha e uma segunda lâmina menor.

Modelos existentes no mercado atual

O uso do canivete foi se popularizando com o passar do tempo e passou a constituir contextos para além do exército. Com isso, para suprir outras necessidades, passou por várias adaptações.

No mercado atual, estão disponíveis mais de 200 modelos, que vão desde os mais simples, com 3 funções, até os mais sofisticados, como os de 50 e 82 funções, comercializados pela Victorinox, empresa fundada, em 1909, por Karl Elsener.

Usos mais comuns do canivete multifuncional

Se você pretende adquirir um canivete suíço, deve ter em mente que o modelo escolhido deve estar de acordo com as necessidades e contextos de uso.

Informações sobre frequência na utilização, natureza dos objetos que serão manipulados com o auxílio do canivete e outros dados relevantes são requisitos para a aquisição do modelo ideal.

Com isso, você não cometerá o erro de escolher um produto com poucas funções, ou de optar por um modelo muito elaborado e com lâminas que nunca serão usadas. Confira quais são os usos mais comuns no dia a dia de quem possui essa ferramenta.

Lâmina lisa – essa é a forma clássica e serve para cortar alimentos e tecidos.

Lâmina maior ou grande – Possui toda a superfície brilhante, o que permite que seu reflexo emita sinais de emergência. Para isso, basta observar se o reflexo da luz solar está na direção correta.

Praticantes de trekking e campismo utilizam essa função com muita frequência e, por isso, dominam a técnica de utilização dessa ferramenta como sinalizador. A lâmina maior também pode ser usada para raspar superfícies de galhos e madeira úmida.

Além disso, por apresentar uma longa superfície de corte, ela é perfeita para a utilização no preparo de alimentos. Serve para limpar e cortar carnes e vegetais. No acampamento, é uma ótima aliada ao corte de cordas, tecidos e fitas tubulares.

Lâmina serra – Foi desenvolvida como forma de suprir as limitações das lâminas comuns. Serve para cortar madeira como se fosse um machado.

Essa função é muito utilizada por quem desenvolve atividades na natureza e precisa cortar galhos e ramos de árvores mortas para fazer fogueira, por exemplo. Ela também serve para tirar escamas de peixes.

Caso você necessite dessa lâmina, é preciso renovar o corte com certa frequência porque ela perde a afiação com facilidade. Para isso, é necessária a utilização de uma linha metálica. O ideal é solicitar esse serviço a um profissional especializado.

Lâmina furadora – Serve para produzir faíscas em pederneira quando se raspa a superfície desse tipo de rocha sedimentar silicatada. Também pode ser utilizada para abrir pequenos furos em tecidos grossos ou costurar linhas de nylon.

Lâmina pequena – Oferece maior controle e precisão na hora de fazer tarefas que requerem precisão e atenção, como preparo de alimentos e cortes minuciosos de objetos.

Abridor de garrafa – Esse componente compõe o grupo dos itens clássicos de canivetes multiuso. Como o próprio nome sugere, a lâmina serve para abrir garrafas de vidro que possuem vedação com tampas de metal.

Outra utilidade prática é a escavação em superfícies duras, como madeira, borracha, argila entre outras. Além disso, ela serve para ser usada com chave de fenda.

Abridor de latas – Essa função é uma das mais antigas da categoria. A composição levemente curva foi usada por muito tempo pelos soldados que se alimentavam de comida enlatada.

Os modelos mais atuais de canivetes suíços apresentam uma adaptação do formato original, de forma a atribuir-lhe outras funções. Dessa forma, a lâmina é composta por uma pequena chave de fenda na sua ponta, ideal para apertar pequenos parafusos.

Também serve para raspar pedaços côncavos de madeira seca, facilitando o processo de atear fogo em superfícies úmidas. Levemente afiada, a ponta curva pode abrir furos em plásticos, borrachas e pedaços de metais finos.

Saca-rolha – Além de ser usada para abrir garrafas de vinho, essa lâmina é uma grande auxiliar no processo de desfazer nós em cordas ou em barbante grossos utilizados em acampamentos.

Pinça – Essa função é muito útil para retirar espinhos ou fiapos que podem, eventualmente, ficar presos nos pés ou nas mãos. Alguns especialistas em trekking usam a lâmina para improvisar uma bússola.

Para isso, eles rompem um dos lados e o esfregam em lã ou no cabelo para gerar o magnetismo. Depois, colocam o fragmento do objeto em uma superfície com água.

Além dessas, existem outras lâminas que podem compor canivetes. Antes de adquirir o seu, pesquise sobre os modelos disponíveis e faça uma escolha com base no seu estilo pessoal.

Não se esqueça de que esse tipo de ferramenta deve estar sempre protegido por uma capa especial, a fim de evitar acidentes ou até mesmo de danificar o seu acessório.

Last modified: julho 14, 2020

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure