Foto: Pixabay

Viesturs alcança seu 12º cume de mais de 8 mil metros

Redação Webventure/ Montanhismo

Nepal – Menos de quinze dias depois de escalar o Manaslu (8.183m), no Nepal, o norte-americano Ed Viesturs atingiu ontem (04/05) o cume do Dhaulagiri, na mesma região, tolizando 12 picos com mais de 8 mil metros em seus currículo. Foram exatos 8.167m cumpridos na manhã de terça-feira ao lado de Veikka Gustafsson, seu companheiro na expedição “Endevour 8.000”.

“Passamos mais ou menos uma hora e meia no cume. Estava muito frio e ventava demais, como há 15 dias, no Manaslu. Tiramos algumas fotos e tratamos de descer logo”, conta Viesturs. A dupla deixou o acampamento na manhã de ontem pouco antes das duas, horário local. Foram necessárias oito horas e meia para chegar ao topo, contando com a ajuda do clima. “A neve estava firme na maior parte do caminho.”

A volta foi mais difícil. “Foi terrível. Estava nevando, ventando bastante. Nossa expectativa era chegar ao acampamento, empacotar as coisas e seguir, mas o tempo estava muito ruim. Havia mais ou menos dois dedos de neve nova aqui, com a consistência de açúcar seco. Ou seja, a tração era mínima. Resultado: mais uma noite nas montanhas.”
Viesturs e Gustafsson planejam voltar ainda hoje ao acampamento base, encerrando a escalada.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 5, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure