Foto: Pixabay

Uso correto dos polarizadores

Sem o efeito do filtro polarizador: cores opacas (foto: Bruno Sellmer)
Sem o efeito do filtro polarizador: cores opacas (foto: Bruno Sellmer)

Você já deve ter visto em alguma revista fotos de paisagens com cores intensas e vibrantes, em que o azul do céu é de uma beleza fantástica. Para ajudar a retratar a natureza, com todas essas cores e contrastes, os fotógrafos utilizam um tipo de filtro especial em suas lentes: o polarizador. Entenda melhor a função deste filtro e como utilizá-lo nesta dica do fotógrafo Bruno Sellmer

Filtros polarizadores eliminam reflexos e brilhos de superfícies não metálicas e aumentam o contraste entre nuvens e o céu. Eles devem ser usados quando fazemos fotografia outdoor e sempre que houver reflexos não metálicos fortes. Pinturas de veículos, vidros, folhas de plantas e céu são algumas das milhares de coisas das quais podemos tirar reflexos e conseguir fotos com cores fortes e bonitas. O polarizador atua melhor, para eliminar reflexos, quando o ângulo entre ele e a superfície com reflexo é rasante.

Se você tentar polarizar o céu apontando sua câmera na direção do sol ou contra ele, não obterá bons resultados. Para conseguir um melhor efeito com relação ao sol é melhor estar a 90 graus com relação a ele.

O polarizador funciona de forma rotativa, ou seja, o giramos na objetiva para obter a polarização desejada. Assim você pode aumentar carga de polarização de uma foto como no exemplo das fotos ao lado.

Existem dois tipos de polarizadores: circulares (PL-C) e lineares (PL). Os polarizadores lineares, mais antigos, só podem ser utilizados em câmeras mecânicas que não possuam auto focus. Os polarizadores circulares podem ser utilizados em câmeras modernas ou antigas. Não há diferença na forma de operação para o fotógrafo. Os dois trabalham exatamente da mesma maneira.

Para a câmera, a diferença é que o polarizador circular possui duas camadas que atuam de forma diferente. Enquanto a primeira polariza a cena, eliminando os reflexos, a segunda volta a despolarizar a cena sem reflexos. O motivo disto é que os sensores de auto focus estão posicionados atrás de um espelho semi transparente. Ao atravessar o espelho a luz se polariza e pode acontecer uma dupla polarização, interferindo no auto focus e na fotometria (medição correta da luz).

Na próxima aventura, escolha entre os tons naturais ou dê ênfase escolhendo o polarizador que for mais conveniente.

Este texto foi escrito por: Bruno Sellmer, especial para o Webventure

Last modified: outubro 31, 2001

Redação Webventure
Redação Webventure