Foto: Pixabay

Turim: conheça a boêmia cidade italiana na visão de uma turista

Arquivo/ Destino Aventura

Turim é uma cidade que não costuma ser levada em consideração por turistas que visitam a Itália, mas que na verdade vale a pena conhecer. O local foi a primeira capital da Itália depois da união em 1861. Todo esse ar de nobreza se vê em sua arquitetura, composta por palácios e praças imponentes, emolduradas em mais de 18 km de pórticos. Ainda que parte dos edifícios sejam pouco conservados, Turim não perde o ar de grandeza. Para ajudar esse belo panorama, a cidade é atravessada pelo Rio Pò.

A professora Isabela Fumo, que desde a infância sonhava em conhecer a Itália, foi à esta cidade e se apaixonou. “Turim ganhou um lugar especial no meu coração”, afirma. O local é também um importante pólo universitário, artístico, cultural e automobilístico no país. A cidade fica a 150 km de Milão e é fácil chegar lá de carro, direto pela rodovia A4, ou por trem, em uma viagem que leva apenas 1h.

Considerada boêmia, ela conta com diversos bares e cafés em suas praças. “A noite escolhemos um dos inúmeros bares-cafés, muitos deles históricos, para sentir o ar boêmio da cidade”, conta Isabela. Conheça mais sobre alguns lugares que a professora visitou e recomenda.

Piazza Castello

Foto: FedevPhoto/Fotolia Foto: FedevPhoto/Fotolia

“Logo de cara vimos a Piazza Castello, com um belíssimo Palácio construído em 1.500. Majestoso por si só e imponente, marcava a importância do lugar”, lembra Isabela. Situada no meio do centro histórico de Turim, a Piazza Castello é a principal praça da cidade. Chegam a ela quatro importantes vias de Turim: Garibadi, Roma, Pietro Micca e Po.

Sua localização é realmente o coração do centro histórico e à partir dela é possível acessar rapidamente a Catedral de San Giovanni ou andar um pouco mais para à Mole Antonelliana, uma estrutura de alvenaria, projetada pelo arquiteto Alessandro Antonelli. Ela possui 167 metros de altura e deveria, originalmente, abrigar uma sinagoga. Hoje é onde fica o museu nacional do cinema. No centro da praça está localizado um suntuoso palácio do século XVII, o Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja, patrimônio mundial da humanidade.

Piazza San Carlo

Foto: cristianoaless/Fotolia Foto: cristianoaless/Fotolia

“De lá fomos para outra Piazza, a de San Carlos. Essa era muito mais ampla, com uma simpática feirinha. O local é lindíssimo e me permitiu voltar no tempo de tão perfeita que estava”, conta a professora.

A praça está localizada no centro da cidade, no eixo da Via Roma entre a Piazza Castello e a Estação Porta Nuova. Com suas igrejas gêmeas (San Carlo e Santa Cristina) ao fundo e a estátua em homenagem ao duque Emanuelle Filiberto di Savoia a cavalo no centro, a Piazza San Carlo é uma praça quase “fechada”. Nas laterais, sob as arcadas encontram-se lojas de grifes famosas e também alguns dos famosos cafés de Turim.

Museu do cinema

Foto: Boris Stroujko/Fotolia Foto: Boris Stroujko/Fotolia

O museu está entre os mais importantes do mundo pela riqueza do seu patrimônio, mas um dos destaque é a peculiaridade do percurso expositivo. Inaugurado em 1958, desde 2000 o museu fica dentro da Mole Antonelliana, uma construção fascinante que é o símbolo da cidade. A montagem do percurso expositivo da nova sede ficou por conta do cenógrafo suíço, François Confino, que pensou nos ambientes de uma maneira que estimulassem os visitantes continuamente através de materiais áudio-visuais.

Museu egípcio

Foto: Weekend in Italy Foto: Weekend in Italy

A concepção da montagem expositiva é mais “velha” e tradicional, mas o museu é o segundo maior do mundo, depois do Museu do Cairo pela importância do acervo, dedicado exclusivamente a arte egípcia. No andar de cima, entre outras coisas, uma sala expõe a Tumba de Kha, descoberta por um arqueólogo italiano no início do século 20, completamente intacta.

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: agosto 17, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo