Foto: Pixabay

TREINO: dicas para correr em diferentes terrenos

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Segundo Zolino  a prática deixa o corpo mais resistente (foto: Divulgação)
Segundo Zolino a prática deixa o corpo mais resistente (foto: Divulgação)

Já pensou tornar seu treino mais dinâmico? Isso já é possível na hora da corrida. Há outras opções além da esteira e das ruas asfaltadas. Sair no final de semana para correr ao ar livre e em diferentes pisos pode ser um ótimo desafio.

“A prática ensina o corpo a trabalhar em diversas maneiras”, explica o ex-triatleta e corredor de aventura Sérgio Zolino, organizador da Adventure Camp. “Isso é importante porque você fica mais resistente e pode correr em qualquer lugar.” Confira as dicas do especialista:

Pedra grande ou cascalho. É preciso tomar muito cuidado com torções, o que aumenta a dificuldade e a força tornado o ritmo mais lento. Mas isso também é bom, já que a técnica é priorizada em vez da velocidade, deixando o treino menos cansativo.

Use um tênis com solado mais rígido e treine bastante o equilíbrio. “Aposte em algum lugar costeiro, como as praias. São lugares bonitos, onde a corrida fica bem mais agradável”, recomenda Zolino.

Lama. Como é muito escorregadio, é preciso, além de um tênis de solado com cravos, usar luvas para proteger as mãos durante as quedas. Quando estiver preparado, espere chover e procure uma trilha ou estrada de terra.

Aposte na polaina para evitar que a lama entre no calçado. Zolino avisa: “Vá com amigos, porque o melhor nesse tipo de corrida é vê-los caindo. Boas risadas são garantidas”.

Areia. É um dos terrenos mais pesados, o que, consequentemente, exige maior preparação física do atleta e deixa o ritmo devagar. O bom é que geralmente a corrida é na praia e fica bem refrescante com a brisa do mar.

Procure tênis mais altos, para evitar a entrada de areia. A maioria das marcas tem um modelo específico. Corra com roupas leves, para facilitar a mobilidade.

Trilha com galhos e raízes. Zolino dá um único conselho: “Neste caso, ande. Não corra. Melhor do que depois passar a semana toda de molho.” Prefira usar tênis mais altos também, como na areia.

Grama. É um dos locais mais apropriados para quem gosta de correr, já que o solo absorve bastante o impacto e poupa os joelhos. Só tome cuidado com possíveis buracos no meio do caminho.

Este texto foi escrito por: Ana Ferrareze

Last modified: maio 30, 2012

Redação Webventure
Redação Webventure