Tem vontade de ir à Colômbia? Veja esse relato e dicas do que conhecer

Carolina Abrantes/ Dicas de viagem

Foto: Natanaelginting/ Fotolia

Foto: Natanaelginting/ Fotolia

A Colômbia é um país no noroeste da América do Sul, apesar da relativa proximidade e inúmeras belezas naturais que oferece, o local ainda não figura entre os principais destinos escolhidos pelos brasileiros, isso devido ao passado colombiano com o narcotráfico. No entanto, de uns anos para cá o cenário está mudando e o turismo está cada vez mais estruturado e seguro por lá.

O paulista João Nobre da Silva foi ao país este ano com a esposa, ele nos contou seu roteiro e deu algumas dicas para quem vai pela primeira vez. Se você tem vontade de conhecer a Colômbia, mas não tem ideia de por onde começar, dá só uma olhada:

Foto: Ruas de Bogotá/ Daniel (Fotolia)

Foto: Ruas de Bogotá/ Daniel (Fotolia)

“Nós decidimos ir para Colômbia em 2014, mas na época algumas promoções para a Europa adiaram nossos planos e acabamos indo a Espanha primeiro. Já tínhamos ouvido falar muito bem da capital colombiana e visto reportagens de que o país está se desenvolvendo, tornando-se mais seguro para o turismo. Neste ano, Júlia, minha esposa, teve um congresso em Bogotá e encaramos isso como nossa chance de visitar a Colômbia”, conta.

Além de conhecer a capital colombiana, o casal também aproveitou para passar por San Andrés, um destino a 720 km da costa colombiana, conhecido pelas suas belas praias de areias brancas. João elencou o que você não pode deixar de fazer nas cidades.

Bogotá

Foto: Museu do Ouro/ Mark (Fotolia)

Foto: Museu do Ouro/ Mark (Fotolia)

É um lugar surpreendente, a cidade está se desenvolvendo bastante e existem muitas coisas acontecendo por toda a parte, um dos maiores atrativos é a diversidade de atividades culturais, museus também não faltam. O Museu do Ouro é algo excepcional, uma grande mostra da cultura pré-colombiana, vale muito a pena conhecer.

Inscreva-se para o Brasil Ride!

Foto: Catedral do Sal/ LindaPhotography (Fotolia)

Foto: Catedral do Sal/ LindaPhotography (Fotolia)

Vá à Catedral do Sal que fica em Zipaquirá, a 40 minutos de Bogotá, é uma mina de sal que transformada em catedral. Já o Cerro Monserrate é aquele ponto turístico que não pode faltar, um local super alto que te dá vistas panorâmica de Bogotá. Outro lugar que gostamos foi o Andrés Carne de Res, uma espécie de balada/restaurante bem exótico e divertido, dividido em quatro andares e cada um deles representa lugares diferentes: o céu, a Terra, o purgatório e o inferno, fica em uma zona mais chique da cidade, mas recomendo muito passar por lá.

San Andrés

Foto: Felipe/ Fotolia

Foto: Felipe/ Fotolia

Já San Andrés, no Caribe, é um verdadeiro paraíso na Terra. Espetacular, o lugar mais bonito que já fomos, com o famoso ‘mar de los siete colores’ com seus tons de azul e verde, além do povo local muito receptivo. A ilha é bonita e oferece várias opções de passeio como, por exemplo, conhecê-la toda em um carrinho de golfe alugado, mergulho, passeio de barco, visita a outras ilhas próximas, não faltam opções. O local é incrível.     

Foto: Anecaroline/ Fotolia

Foto: Anecaroline/ Fotolia

Gastronomia colombiana                  

A comida na Colômbia é até um pouco parecida com a do Brasil, mas com algumas particularidades como os vários tipos de feijão, além da base de tudo ser arepas (uma massa de milho), que está presente em todos os pratos desde o café da manhã até o jantar.

Foto: Bandeja paisa/ Demotosradio (Fotolia)Foto: Bandeja paisa/ Demotosradio (Fotolia)

A bandeja paisa que é um prato bem típico por lá, feito com arroz, feijão, abacate, torresmo, banana da terra, arepas e ovo, é diferente, mas bem saboroso. Uma coisa que surpreende também é a quantidade de frutas na Colômbia. Quando estávamos em Bogotá fomos ao Mercado Paloquemao e experimentamos todos os tipos de fruta do país, muito gostoso, é claro que tem algumas bem estranhas que a gente não tem por aqui e nunca tinha ouvido falar, mas vale a pena.

Foto: Mercado Paloquemao/ James (Fotolia)

Foto: Mercado Paloquemao/ James (Fotolia)

Outra coisa legal é o café, especialmente em Bogotá, delicioso. Nós trouxemos um pacote, mas me arrependo muito, deveríamos ter trazido dez. Toda esquina tem uma cafeteria, esse hábito é muito forte, eles bebem muito café e o de lá é diferente.

Colômbia: ir ou não ir?          

Foto: Vista do Cerro Monserrate/ Alejorules (Fotolia)

Foto: Vista do Cerro Monserrate/ Alejorules (Fotolia)             

Para quem quer ir pela primeira vez para ao país, eu digo vá sem medo. Há um estigma muito grande com relação à Colômbia, por causa de tráfico de drogas, mas isso é passado e não existe mais tanto efeito sobre a rotina da sociedade colombiana, como antes. Em nenhum momento nos sentimos correndo algum tipo de risco, óbvio que algumas regiões devem ser evitadas, como em toda grande cidade. Mas andamos o tempo todo com câmeras e me senti mais seguro do que no centro de São Paulo, por exemplo. Por isso digo: vá e deixe o preconceito de lado!

Last modified: setembro 22, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.