Foto: Pixabay

Segunda etapa de bike foi pelo sertão cearense

Redação Webventure/ Biking, Cerapió

Às vezes  a melhor estratégia é empurrar a bike (foto: David Santos Jr.)
Às vezes a melhor estratégia é empurrar a bike (foto: David Santos Jr.)

A prova da quarta-feira (25) começou na Praia do Mundaú, próxima ao município de Trairi, no Ceará, e percorreu 85 quilômetros até Itapipoca, cidade natal do humorista e deputado conhecido como Tiririca. Essa perna foi mais curta que a primeira, com 75 quilômetros de trilhas de terra, mas também alguns trechos de areião, onde não era possível pedalar, além de uma duna com quase 1 quilômetro, logo no início do percurso. A variação de terreno dividiu os atletas, sendo que alguns consideraram a etapa mais difícil que a anterior, e outros acharam mais fácil.

Quatro competidores acabaram passando ao mesmo tempo na linha de chegada, após 2h57min de competição: Thiago Drews, Jardel Moura, Lindomar da Silva e José Ivanildo “Lampião”. O começo da perna foi mais lento, quando os atletas ficaram muito próximos por causa da areia fofa. Depois, com as trilhas de terra, onde era possível desenvoler alta velocidade, os quatro se destacaram como pelotão de elite.

A prova seguiu rumo ao interior cearense, muito seco e com temperaturas de até 40 graus. No meio do percurso, os atletas passaram pelo povoado de Chafariz, desabitado há 3 anos por causa do projeto de construção de uma barragem.

Para Thiago Araruna, de Juazeiro (CE), “na primeira etapa a gente empurrou demais a bicicleta na praia, por não conseguir pedalar. Na etapa desta quarta deu pra correr mais, consegui abaixar bastante o tempo”. Já Rodrigo Escalante achou que essa etapa “foi mais pesada, com muita areia e muito empurra bike para os que têm menos preparo”.

Quase metade da primeira etapa se deu na faixa da praia, onde a areia é um pouco mais dura, mas requer força para pedalar, enquanto na segunda etapa havia bancos de areia muito fina, ruim de ir montado na bike. “Se jogar uma marcha muito leve e for dar tração, até se consegue pedalar, mas a velocidade é tão pequena e o desgaste é tão alto que não compensa. Ainda se corre o risco de cair, quebrar um câmbio”, explicou Everton Siqueira, que errou a trilha justamente nesse trecho e perdeu três posições em relação à véspera, terminando em sexto.

Após a chegada em Itapipoca, no Ceará, os competidores de bike precisaram se deslocar por aproximadamente 300 quilômetros, entrando no Piauí, para fazer a terceira etapa na cidade de Pedro II.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi, direto de Pedro II (PI)

Last modified: janeiro 25, 2012

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure