Foto: Pixabay

Ranking: os empregos mais perigosos do mundo

Arquivo/ Outros

Ter uma profissão e trabalhar diariamente pode parecer simples para algumas pessoas. Quando crianças, sonhamos com os cargos que ocuparemos no futuro, numa expectativa de escolher a ocupação que mais condiz com os nossos objetivos. Nem sempre é fácil tomar a decisão. Antes, é preciso descobrir o que se gosta de fazer e os benefícios e desvantagens disso.

+ Participe da Road Brasil Ride. Clique aqui e inscreva-se!

Se existem profissões que estabelecem uma rotina periódica e diária de reuniões e apresentações em planilhas ou computadores, tem aquelas outras que necessitam atenção e preparação devido ao risco na tarefa que será exercida. Veja abaixo nosso ranking dos seis empregos mais perigosos do mundo:

6. Produção de carvão mineral

Foto: svet110/Fotolia Foto: svet110/Fotolia

Por enfrentarem temperaturas altíssimas e muita poeira durante o dia todo, a produção de carvão já é considerada uma atividade insalubre. Para piorar, carvoarias são conhecidas por muitas vezes oferecerem péssimas condições de trabalho aos seus empregados, com jornadas que chegam a 15 horas por dia e locais sem água tratada ou a mínima estrutura.

5. Exterminador

Foto: alexkich/Fotolia Foto: alexkich/Fotolia

A vida de quem trabalha com dedetização não é fácil. Diariamente, os profissionais trabalham com produtos químicos perigosos que, se forem mal manejados, podem causar forte intoxicação e graves consequências. Os riscos da profissão também envolvem terceiros, já que os produtos podem contaminar alimentos, exterminar espécies que não eram o alvo e até contaminar águas subterrâneas.

4. Remoção de minas

Foto: hypescience/Fotolia Foto: hypescience/Fotolia

A remoção de minas manual ainda é usada devido à sua precisão. Ela chega a remover com sucesso 99,6% de minas enquanto outros métodos, como robôs, não chegam a 80%. Essa atividade causou 500 mortes de trabalhadores só entre 1996 e 2002.

3. Pescador

Foto: Discovery Foto: Discovery

Não falamos de pescaria no estilo pesque e pague que existe em vários lugares pelo Brasil e você pode ir todo fim de semana. Mas de pescadores radicais, que passam meses no mar buscando peixes e caranguejos em águas ferozes e congelantes. A cada 100 mil pescadores empregados desse tipo, 129 morrem em serviço.

2. Frigorífico

Foto: Damir/Fotolia Foto: Damir/Fotolia

O trabalho em indústrias de processamento de carne é considerado um dos mais insalubres do Brasil. São muitos casos de acidentes: em 2012, 4 pessoas morreram devido à liberação de um gás tóxico em uma indústria em Bataguassu (MS). Em 2008, também no Mato Grosso do Sul, um faqueiro foi atingido por 20 barras de ferro de 35 quilos cada enquanto ajudava na manutenção do frigorífico.

1. Limpador de janelas

Foto: olegmalyshev/Fotolia Foto: olegmalyshev/Fotolia

Quem nunca viu uma pessoa limpando a janela de um prédio de 20 andares e ficou com vertigem só de olhar? Então pense na situação de pessoas que trabalham em prédios como o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo com quase 1 km de altura. As condições sob as quais as pessoas que emigram para os Emirados Árabes devem trabalhar são tema de discussão no país. Mas a situação raramente é alterada já que, se algumas dessas pessoas corajosas caírem logo alguém as substitui.

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: junho 2, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo