Foto: Pixabay

Ranking: os animais mais diferentes que usamos de montaria

Arquivo/ Outros

Usar animais como montaria é muito comum, cavalos são os mais utilizados para todo tipo de prática: desde locomoção até corridas e outras. Mas existem alguns animais que … bom, chega até a ser difícil imaginar como e para qual finalidade montar! O Webventure fez um ranking desses bichos de montaria, chegando aos mais incomuns do mundo. Confira abaixo quais são eles:

9. Cavalo

Foto: cynoclub/Fotolia Foto: cynoclub/Fotolia

+ Participe da Let’s Run Hero 2017 – Etapa Itu!

Com certeza muitas pessoas já ouviram falar em um famoso esporte, o hipismo. Os competidores devem atravessar uma série de obstáculos com seus cavalos e quem conseguir realizar o trajeto em menos tempo sai vencedor da competição. Mas não é só pelo esporte que as pessoas montam cavalos e no interior o cavalo ainda é muito utilizado para percorrer grandes distâncias ou puxar carroças.

8. Burro

Foto: Laurens/Fotolia Foto: Laurens/Fotolia

O burro é utilizado desde a pré-história principalmente como animal de carga. Os ancestrais desses animais foram domesticados por volta de 5 000 a.C., ao mesmo tempo que os cavalos, e, desde então, têm sido utilizados pelos homens como animais de carga e montaria. Até na literatura o animal era usado como montaria: Sancho Pança, companheiro de Don Quixote de La Mancha montava o animal em sua história.

7. Boi

Foto: simonovstas/Fotolia Foto: simonovstas/Fotolia

Quem frequenta rodeios já conhece esse estilo de montaria. Montar um boi bravo é um grande desafio. Basta o competidor subir no touro e permanecer o máximo de tempo que conseguir sem cair, quem conseguir ficar por mais tempo em cima do animal que vai estar bravo e tentando derrubá-lo ganha o prêmio. Assim como o burro, esse animal costuma ser mais usado como animal de carga, não como montaria. Hoje em dia, os animais são mais utilizados na indústria de produção de carne.

6. Dromedário

Foto: traveldia/Fotolia Foto: traveldia/Fotolia

Muitas pessoas confundem dromedários com camelos e vice versa já que o primeiro tem uma bossa e o segundo tem duas (bossa é o nome da “corcunda” que fica nas costas do animal). Então, o camelo tem duas bossas e o dromedário tem uma só. Os dromedários estão extintos em estado selvagem, portanto os que existem estão domesticados, e a grande maioria deles é usado para montaria de turistas em países como Marrocos ou para transporte de cargas. Mas, ainda assim, o dromedário é também um camelo. É que seu nome científico é camelius dromedarius.

5. Camelo

Foto: Krawczyk-Foto/Fotolia Foto: Krawczyk-Foto/Fotolia

O contrário do que genericamente se pensa as bossas desses animais não acumulam a água que o animal ingere. São pedaços de reserva de gordura que lhes dá energia e forças quando passam muito tempo sem ingerir alimento. É também uma defesa do corpo para se proteger quando fazem travessias em zonas muito quentes. A mira deles é muito boa, se eles ficam bravos cospem em quem estiver na frente, então é melhor não deixar um camelo irritado! Assim como o dromedário, a grande maioria destes animais é usado para montaria de turistas ou para transporte de cargas.

4. Elefantes

Foto: mizuno555/Fotolia Foto: mizuno555/Fotolia

Quando nos referimos à montaria, estamos falando do elefante asiático, já que o homem só consegue domesticar esta espécie. O elefante africano não é e nunca foi adestrado pelo homem. Vemos muitas pessoas passeando nas costas de elefantes ou em festividades na Índia e outros países da região. Além do contexto turístico, o transporte de carga é outra função na qual esses gigantes são montados por serem humanos. O elefante africano é maior, com uma altura de 3 a 4 metros e pesando até seis toneladas já o elefante asiático costuma ser menor, medindo de 2,5 a 3 metros de altura e pesando de 2,7 a 5 toneladas.

3. Búfalo

Foto: Adventure with heart Foto: Adventure with heart

Chegando ao terceiro lugar em nosso ranking de animais mais estranhos para montaria estão eles: os búfalos. São animais utilizados para produzir carne e leite para consumo humano. O búfalo doméstico nada tem a ver com as espécies selvagens e agressivas do Bisão ou Búfalo Americano. No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi (búfalo-do-rio) e Carabao (búfalo-do-pântano). Além de transporte, tanto de pessoas quanto de carga, alguns búfalos são usados como transporte de turistas apenas para lazer em fazendas.

2. Lhama

Foto: beyondmachupicchu Foto: beyondmachupicchu

Com a medalha de prata: as lhamas! Antigamente, muitos peruanos usavam esse animal quando eles andavam pelos Andes. Eram, e ainda são, utilizados para levar carga pesada. Lhamas podem ser treinadas para levar crianças pequenas por grandes distâncias. No entanto, para crianças mais velhas e adultos, andar de lhama seria semelhante a montar em uma cabra, difícil e sofrido para o animal.

1. Avestruz

Foto: Imgur Foto: Imgur

Em primeiro lugar, coroado como o animal mais estranho para se montar temos o avestruz! A maior ave do mundo, pesando, em média, entre 63.5 e 131.5kg, e medindo entre 1.80 e 2.70 m, a ave é muito forte, suas asas podem chegar a 2 m. No Brasil, a criação dessa ave está cada vez mais comum. Alguns dos produtos da estrutiocultura são a carne, rica em ômega três e muito macia, o couro que é o mais caro do mundo depois do couro de crocodilo, ovos (um ovo de avestruz equivale aproximadamente a 25 ovos de galinha) bicos e unhas, utilizados na confecção de joias e botões. O bico é também utilizado na produção de remédio para o coração e tendões que podem ser transplantados para humanos. No mundo, algumas pessoas utilizam esses animais de montaria por diversão, existem alguns lugares que promovem corridas com essas aves ou apenas uma montaria para turistas andarem e tirar fotos.

E você já montou em algum desse bichos inusitados? Compartilhe conosco sua experiência!

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: maio 11, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo