Webventure

Radicais festejam recordes na ponte metálica

Dois recordes e muita aventura marcaram a terceira edição do Eco Esportes Radicais, no último fim de semana (01 e 02/05), em Paulo Afonso (BA). O evento deste ano foi o maior em número de modalidades esportivas. Nenhuma teve caráter competitivo, à exceção do supercross. Os demais esportes participantes foram o skysurf, canyoning, balonismo, trikes (asa delta motorizada), wakeboard, bungee jump e rapel.

Só faltou o (Luís Santos) Sabiá com o base jump que, no ano passado, mandou ver da ponte. Mas, como se sabe, a edição 99 bateu de frente com as eliminatórias do X Games, da qual o Sabiá participou. No domingo, último dia do Eco, todos souberam da sua classificação através do Formiga (Luís Roberto, skysurfer) e foi a maior festa.

O Eco visa promover Paulo Afonso e suas belezas naturais, mas pode-se dizer que é o maior intercâmbio de atletas de esportes de aventura no Brasil. Todos radicalizaram ao máximo mostrando tudo o que sabiam. Os trikes fizeram altas manobras sobre a cidade e a ponte metálica (a mais alta do Brasil, com 90m) dando vários rasantes. O Formiga até saltou dos trikes para sua apresentação no skysurf.

Tudo ao mesmo tempo – Wakeboarders e praticantes do esqui aquático rodaram um tempão até conseguirem achar um local para baixar o barco em pleno canyon do rio São Francisco e fizeram altas manobras embaixo da ponte. Sobre ela, as equipes Top Jump, Drop Jump, e Adrena, em um total de 7 pessoas, bateram o recorde brasileiro de bungee
jump de uma altura de 85 metros, entrando cerca de um metro dentro da água do rio.

A ponte, que fica sobre uma rodovia federal na divisa da Bahia com Alagoas, estava bloqueada pela polícia rodoviária para garantir a segurança dos atletas. As margens do canyon ficaram lotadas de pessoas que vibravam ao mesmo tempo com os trikes dando rasantes por cima da ponte, o wakeboard fazendo manobras por baixo e o bungee jump entrando dentro d’água.

O pessoal do rapel da Bizarro’s mandou outro recorde brasileiro na tirolesa e nos 280 metros de canto a canto do canyon. O balonismo também radicalizou com o Aquilino e Natal fazendo vôos perfeitos e colocando o balão dentro da água até meio cesto, fazendo a chamada cachoeira.

Bruno Robalinho é membro da equipe Top Jump, de bungee jump, localizada em Recife (PE).

Este texto foi escrito por: Bruno Robalinho