Praias de Alagoas estão próprias para banho

Praias de Alagoas estão próprias para banho

Eduardo Andreassi/ Praias

As manchas de óleo de origem ainda desconhecida no Nordeste não tornaram as belas praias de Alagoas inaptas para banho. Os dados estão em relatórios de balneabilidade mais recentes dos Estados mais afetados pelo material.

Praias de Alagoas estão próprias para banho

Praias como Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, principais da orla urbana de Maceió, permanecem em condições normais. O mesmo acontece com as praias do Gunga, Francês e Barra de São Miguel, no litoral Sul da região metropolitana de Maceió. Já na região Norte, as mais visitadas, como Antunes, Burgalhau e São Bento, em Maragogi, assim como São Miguel dos Milagres e Barra de Santo Antônio também estão prontas para receber os turistas.

+ Já pensou em correr pelo Nordeste? Confira aqui o calendário completo!

Do total de pontos analisados pelo IMA, apenas três foram considerados impróprias, mesmo com o registro das manchas de óleo em 15 pontos de 12 municípios. Segundo a equipe de Gerenciamento Costeiro do Instituto, isso se deve, principalmente, a dois motivos: a resposta imediata de limpeza das praias e, por se tratar de petróleo temperizado, condensado em fragmentos, o material não alterou a balneabilidade das praias.

“Alagoas é um dos estados menos afetados com a incidência de manchas de óleo nos litorais. De toda forma, estamos acompanhando de perto esta situação. O Governo do Estado vem trabalhando de maneira ágil para resolução do problema por meio dos órgãos ambientais. Enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, seguimos monitorando e colaborando para resolução mais viável para que o turismo, uma das principais molas propulsoras da economia alagoana, não seja prejudicado”, pontou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito.

Praias de Alagoas estão próprias para banho

Ricardo César, gerente costeiro do IMA, explicou que as manchas em Alagoas foram esporádicas, em poucos locais. “Onde encontramos a mancha de óleo, conseguimos retirar. Nossas praias estão em perfeitas condições para banho, mas continuamos monitorando”.

Equipe de educação ambiental do IMA faz mutirão de limpeza das praias de Alagoas

Mutirão de limpeza leva cerca de 60 pessoas para trabalhar na limpeza das manchas de óleo na praia da Barra de São Miguel. A equipe de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) se juntou a colaboradores da prefeitura, comerciantes e empresários locais na ação que aconteceu durante toda a manhã dessa terça-feira (15).

Segundo informações de Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA, foram recolhidos cerca de 40 sacos com o material, cada um deles pesando entre 30 a 50kg. “Na Barra o mar estava jogando manchas muito pequenas, de modo que elas estavam se espalhando na areia o tempo todo, nós recolhemos cerca de uma tonelada de óleo e na quinta vamos continuar com o mutirão de limpeza”, comentou o gerente. Normande disse ainda que o próximo mutirão acontecerá na quinta-feira (17), provavelmente na praia do pontal do Peba, em Piaçabuçu.

Fonte: Ascom Sedetur Alagoas

Last modified: novembro 26, 2019

[fbcomments]
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Jornalista e fotojornalista, trabalha também com Comunicação e Assessoria de Imprensa, sendo que parte do tempo trabalha no Brasil e outra na Itália, onde tem parceria com o Governo da Toscana. Trabalha com Fotografia/Jornalismo/Comunicação - desenvolve um trabalho sobre Turismo – regiões, parques, atrações, hotelaria, gastronomia local, festas populares e demais assuntos relacionados, praticando acervos fotográficos ou pautando, cobrindo e divulgando nos portais e jornais. Atualmente tem como parceiros as Lojas Mundo Terra