Foto: Pixabay

Pólo Cuesta: novo destino de aventura

Fernando Alonso  membro do conselho de Pólo Cuesta. (foto: Camila Christianini/Webventure)
Fernando Alonso membro do conselho de Pólo Cuesta. (foto: Camila Christianini/Webventure)

Direto da Adventure Fair, em SP – Pólo Cuesta é a mais nova região de turismo de aventura no estado de São Paulo. É formada por dez municípios: Anhembi, Conchas, Bofete, Pardinho, Paranapanema, Itatinga, Pratânia, Areiópolis, São Manuel e Botucatu.

O consórcio entre estas dez cidades existe há um ano e meio, e visa atrair novos turistas para a região. “O que une todos os municípios é o fator geográfico e cultural”, disse Fernando Alonso, diretor de turismo de Itatinga e membro do conselho do Pólo Cuesta.

A região é propícia para práticas de esportes como vôo livre, off-road, esportes náuticos no rio Tietê e São Manuel, biking e trekking. Em Paranapanema, uma procissão fluvial, que acontece em outubro, é o sucesso da região. O Vale do Gigante Adormecido, formado por três grandes pedras, no município de Bofete, tem muitas lendas, que atraem visitantes de todos os lugares. “Por lá passavam os jesuítas, que deixaram muitos tesouros enterrados no local e até hoje muitas pessoas procuram por estes tesouros no vale”, explicou Fernando.

A região é conhecida como centro do “turismo esotérico”, pois agrega uma série de lendas, como a do Caminho do Piabirú, uma região de sacrifícios dos índios escravizados, localizada em um enorme campo magnético natural. Muitas pessoas também vão à região para ver OVNIS (objetos voadores não identificados). “Pólo Cuesta tem muitas lendas e uma energia incrível”, completou.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini/ Webventure

Last modified: novembro 1, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure