Foto: Pixabay

Natureza e aventura sob o olhar feminino: Socorro (SP)

Redação Webventure/ Destino Aventura

Esportes de aventura devem ser praticados sob supervisão (foto: Arquivo pessoal/ Rosely Atanes)
Esportes de aventura devem ser praticados sob supervisão (foto: Arquivo pessoal/ Rosely Atanes)

Optei por viajar sozinha para sentir todo o sabor da aventura, contando com a experiência adquirida nas muitas viagens anteriores. Porque Socorro (SP)? Analisando as possibilidades imaginei que lá encontraria o equilíbrio entre aventura, o lazer e a tranquilidade que buscava. Era também um lugar que eu ainda não conhecia, próximo para ir sozinha e dirigindo e se adequava ao tempo que eu teria disponível.

Socorro está localizada a 132 quilômetros da cidade de São Paulo e hoje é umas das principais cidades do Circuito das Águas Paulistas, reconhecida pelas suas águas com propriedades medicinais e também como uma das melhores cidades para prática dos esportes de aventura, como Bóia-Cross, Aqua-Ride, Caminhada, Cannoing, Arvorismo, Rafiting, Tirolesa e Cavalgada entre outros. Belezas naturais, ar puro, clima ameno, esportes de aventura, além das fontes minerais. Perfeito!

Porque eu deveria me privar dessa dupla aventura: explorar um local desconhecido para mim e sozinha? Mulher desacompanhada nesse tipo de viagem ainda não é algo muito comum, mas garanto que é perfeitamente possível e saudável. O desafio é duplo e talvez exatamente por essa razão a recompensa seja incomparável!

Início – A aventura começa já na preparação para a viagem e isso em relação a mulheres é bem mais detalhado. Há itens importantíssimos tanto no que se refere à prática de esportes e, claro, aos cuidados com o corpo. Mas apenas os cuidados básicos mesmo porque à medida que aumenta o contato com a natureza, a emoção do desafio de realizar atividades diferentes, algumas preocupações simplesmente desaparecem. A integração com a natureza promove a renovação das prioridades.

Com relevo montanhoso e grande potencial hidrográfico, a cidade estende-se às margens do Rio do Peixe e corredeiras atraem para a região cada dia mais turistas, em busca de esportes de aventura ou natureza. São 24 diferentes atividades de aventura e, muito importante, 15 delas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Tudo estruturado para garantir o lazer e a segurança do turista. A cidade é considerada um dos 10 “Destinos de Referência”.

Socorro é uma cidade com mais de 90% de área rural. Há diversos parques e propriedades que podem ser visitados, muitos com opções de lazer e de hospedagem. O verdadeiro turismo rural que além de tudo proporciona a troca de conhecimentos. Piscicultura, criação e ordenha de animais, hortas orgânicas, beneficiamento do café, fabricação de cachaça, doces, geléias, queijos dos mais diferentes formatos e sabores à sua disposição. Os produtos orgânicos, sem adição de agrotóxicos, estão ganhando espaço e alimentos são comercializados na sua forma mais pura.

A região de Socorro oferece caminhadas com diferentes graus de dificuldade. Podem ser visitados lugares com belíssimas cachoeiras ou grutas, passando por trilhas no meio da mata e seguindo o curso de riachos ou rios.

Caminhar em meio à tranquilidade da Natureza. Cada passo, cada curva, uma emoção diferente toma conta do espírito do aventureiro que se dispõe a aproveitar.

O que conta é a experiência vivida durante o trajeto: a paisagem, a emoção de perder a trilha e depois reencontrá-la, o desafio físico de alcançar o pico de um morro e a possibilidade de ajudar um companheiro a transpor um obstáculo. É um misto de aventura, esporte e turismo.

A sensação de liberdade da Tirolesa – Não há necessidade de experiência anterior para essa prática. Aventure-se, é impossível descrever a sensação de deslizar sobre corredeiras e árvores. Presenciei algumas mulheres analisando ainda indecisas sobre essa prática e após a primeira experiência, a mais difícil, observei que a maioria absoluta estava maravilhada com a sensação e pretendia realizar a atividade mais vezes. Com até 180m de emoção você vai “voar” pelo meio de árvores e por cima do rio do Peixe.

Pontes suspensas entre as árvores: Arvorismo – Caminhar entre as copas das árvores percorrendo trajetos que as interligam oferece uma visão totalmente diferente da natureza. Há diferentes níveis de dificuldade e os percursos em Socorro variam de 150 a 800m com variados tipos de obstáculos. Vale apena. A visão é única! Se existe o medo de altura, peça informações sobre locais onde essas trilhas suspensas são mais baixas e sem dificuldades e comece por elas.

Mulheres pilotando: quadriciclos – A região de Socorro está inserida entre os vales e montanhas da Serra da Mantiqueira, as paisagens são belíssimas. Um passeio de quadriciclo não pode faltar! É uma experiência gratificante e inesquecível, um novo desafio! Por estradas de terra pode-se percorrer um trecho da Serra pilotando um quadriciclo 4×4. Há roteiros com diferentes níveis de dificuldade e duração. Natureza pura!

Aqua Ride Bóia Cross – A câmara de ar foi revestida e foram embutidas com alças de segurança, para remar se utiliza os próprios braços e para isso foi desenvolvida uma luva especial para auxiliar nos movimentos, essa versão mais desenvolvida do bóia cross se chama acqua ride. Emocionante! O prazer de sentir-se levada pela correnteza e apreciar a natureza sob um ângulo diferente. Vale à pena!

Depois da aventura… – Depois de um dia de aventuras é possível relaxar e cuidar do corpo no Balneário de Socorro. Há diversas opções para repor as energias e terminar o dia de maneira perfeita! Banhos de imersão, de espuma, hidromassagem com sais aromáticos, sauna, duchas, massagens, hidratação e muito mais!

Qualquer esporte de aventura é saudável e seguro, porém devem ser praticados somente sob a coordenação e acompanhamento de um ou mais monitores especializados para a atividade.

Aventure-se em Socorro! Tente praticar alguns esportes de aventura, se você é principiante não se acanhe, comunique isso aos monitores e aproveite a sensação.

Para a prática de caminhadas, ou mesmo arvorismo sem muitas dificuldades, a escolha do calçado é muito importante. Tênis ou botas são os mais indicados. Conforto e segurança são fatores fundamentais para que a atividade não seja prejudicada.

Em Socorro você encontra hotéis, hotéis fazenda e pousadas aconchegantes, com toda infra-estrutura necessária. Basta procurar a que mais se adapta a você, ao que você pretende e, claro, as suas condições econômicas. Antes de pegar a estrada é preciso informar-se bem sobre o local, distâncias, hospedagem, atividades e horários de funcionamento para evitar surpresas desagradáveis.

* Rosely Atanes é fotógrafa e procura retratar as experiências pessoais, observações do cotidiano e fazer o registro de momentos diversos em suas viagens (www.roselyatanesfotos.com.br). Conta com o apoio da Bota na Trilha (www.botanatrilha.com.br).

Este texto foi escrito por: Rosely Atanes, especial para o Webventure

Last modified: dezembro 10, 2010

Redação Webventure
Redação Webventure