Foto: Pixabay

Líderes intactos na penúltima especial do Master Rallye 99

Redação Webventure/ Expedições, Offroad

Começou ontem a reta final do Master Rallye 99. Os pilotos largaram de Ancara, na Turquia, para uma Especial rápida de 368 quilômetros. Embora os resultados finais do rali já pareçam estar mais do que definidos, muita gente ainda dormiu sonhando com uma surpresa final que possa determinar uma mudança na geral. Mas depois de tudo o que os concorrentes passaram até este penúltimo estágio turco, o que acabou ocorrendo foi que os líderes procuraram apenas administrar suas posições sem correr grandes riscos.

O dia começou em grande estilo. A largada da Especial foi sobre um grande lago de sal. Um cenário grandioso cercado por montanhas e com os carros e motos correndo a toda velocidade sobre a planície lunar do lago de sal. Era como se o Master Rallye houvesse chegado em um cenário de filme de ficção científica. Mas a realidade era que o solo salgado do lago exigia o máximo de atenção, sobretudo das motos. Sua aparente regularidade deixava de longe a impressão de que o lago é uma grande pista de corridas. Visto de perto é um terreno extremamente desigual, formado por rochas de sal quebradiço.

Ninguém queria sofrer acidentes faltando apenas uma última perna para a grande chegada em Istambul. Ontem foi dia de prestar muita atenção no terreno e sobretudo muita navegação na planilha e no GPS. “Esta foi realmente uma Especial maravilhosa. Nós começamos bastante perdidos. Só encontramos o caminho certo já no final”, confessou o líder do rali Jean-Louis Schlesser, admitindo que navegação não é mesmo o forte de sua equipe.

Quem se deu melhor com a navegação acabou levando a Especial do dia de ontem. Foi o que levou Bruno Saby e seu Protruck ao melhor tempo do dia. Bruno também deve muito de sua performance hoje aos mecânicos de sua equipe que souberam preparar o carro para um terreno tão exótico. “Mas apesar de todos os cuidados eu ainda tive que enfrentar uns 100 quilômetros da Especial sem freio algum”, afirmou Bruno. Em segundo chegou o Nissan Pathfinder de Thierry Delavergne. Em terceiro e quarto vieram os buggyes Renault-Schlesser de José M. Servia e Jean-Louis Schlesser.

Nas motos o dia também foi de muita cautela por parte dos líderes. A navegação também fez a diferença na Especial de hoje. Mais uma vez a vitória ficou nas mãos do italiano Fabrizio Meoni que se já não tem esperanças de uma vitória na geral da prova, quis pelo menos fazer bonito com sua quinta vitória consecutiva desde o Master Rallye aportou do outro lado do Mar Cáspio. “Consegui manter uma boa velocidade sem me perder na navegação”, explicou Meoni.

Hoje ocorre a última especial com apenas 82 quilômetros até a capital turca, Istambul. Naturalmente fica muito difícil que alguma surpresa nestes poucos quilômetros possa mudar o resultado final do Master Rallye 99. Quem deve levar o prêmio nos carros é mesmo Jean-Louis Schlesser, e nas motos a vitória já está nas mãos de Thierry Magnaldi com sua KTM 660.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

Last modified: agosto 7, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure