Foto: Pixabay

Júlio Fiadi fala dos mistérios de navegar pela Antártica

Redação Webventure/ Outros, Vela

Fiadi em passagem pela Geórgia do Sul  também no extremo sul do planeta (foto: Arquivo pessoal)
Fiadi em passagem pela Geórgia do Sul também no extremo sul do planeta (foto: Arquivo pessoal)

O navegador Júlio Fiadi inaugura nesta quinta-feira (23/08) o Circuito de Palestras Webventure, em São Paulo. Após ter viajado diversas vezes para este misterioso continente no extremo sul do planeta, Fiadi vai contar os detalhes de navegar e mergulhar em águas geladas, passando por icebergs e enfrentando ondas gigantes. O evento acontece na academia BioRitmo e já tem lotação esgotada.

Durante todo o tempo da palestra serão projetados slides com as imagens das expedições que ele já realizou. “Vou comentar a passagem pelo cabo Horn, que já fiz cerca de sete vezes, como navegar por áreas não cartografadas e sobre a fauna da Antártica”, resume o aventureiro. O Cabo Horn, localizado no ponto mais extremo da Patagônia, ao sul do continente americano, é conhecido como “Monte Everest dos mares”. Ganhou fama por suas radicais mudanças metereológicas – o vento pode ir de 15 nós (27 km/h) para 50 nós (90 km/h) e as ondas de um a dois metros para mais de 15 metros. Trata-se de um arquipélago com formações rochosas de até 426 m de altura e icebergs gigantes.

De pingüins aos icebergs – O tema tem despertado muita curiosidade do público nas palestras que Fiadi realiza. “Os mais jovens se interessam pela fauna antártica, com pingüins, baleias… Já os mais velhos, querem saber como é a escalada nas geleiras da Antártica. E os que gostam de náutica perguntam sobre as técnicas de navegar perto de icebergs e nas grandes ondas”, comenta ele.

Para Cristina Amaral, organizadora do evento, a escolha de Fiadi se deu por ele ser “um superprofissional na sua área”. Ela, que também é responsável pelo congresso de palestras durante a Adventure Fair, diz que já o havia convidado para fazer parte do evento mas o compromisso de Fiadi com suas expedições não havia tornado isso possível antes. “Desta vez deu certo e ele estará no Circuito Webventure. Também está garantindo no Adventure Congress deste ano”, adianta.

Mais palestras – O Circuito segue no dia 20 de setembro com a palestra do biker Leonardo Arantes e o tema “Pedalando para o sucesso”. Em outubro, os convidados são os alpinistas Paulo e Helena Coelho, palestrando sobre a escalada no Himalaia sem oxigênio suplementar. Naldina Mendes fecha o ciclo, em novembro, com a palestra “Técnica de Resgate em Turismo de Aventura.

Com apoio da Academia Bio Ritmo e da Curtlo, serão sorteados equipamentos de aventura e uma semana de academia grátis para os participantes da palestra.

Para participar, é preciso inscrever-se com antecedência. Quinze dias antes do evento, será disponibilizado no Webventure o endereço para inscrição. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail marketing@webventure.com.br O ingresso para as palestras é um agasalho que será doado à UNIBES, entidade beneficente sem fins lucrativos.

Apoio: Bio Ritmo, Som Maior, Curtlo.
Idealização: Cristina Amaral.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 22, 2001

Redação Webventure
Redação Webventure