Foto: Pixabay

Instrumentos de corte facilitam a vida do trekker

Canivete: mil funções. (foto: André Pascowitch)
Canivete: mil funções. (foto: André Pascowitch)

Inventados há milhões de anos, os instrumentos de corte sempre foram usados para facilitar a nossa vida. Para quem vai se aventurar é sempre bom ter um canivete ou uma faca para alguma eventualidade. Podemos definir os instrumentos de corte em três tipos:

Pequeno porte – São pequenas facas ou os famosos canivetes, que podem variar de uma só lamina ou de “mil” funções, mas o ideal é aquele que é prático, com um abridor de latas, duas laminas, um fura couro, uma serra e saca-rolha.

A função de um canivete pode variar, podendo ser usado para improvisar um “spec” ou abrir uma lata. Alguns modelos têm uma tesoura e uma pinça para situações inesperadas, mas nunca deixe de tê-los no estojo de 1º socorros. A vantagem do canivete é a sua praticidade, tamanho e peso.

Médio porte – As facas de médio porte se popularizaram com a as facas militares de sobrevivência, que são boas para quem precisa e sabe usar todos seu apetrechos, ao contrário, escolha uma faca simples, que é leve e muito mais barata que as de sobrevivência.

Esse tipo de faca é usado por quem necessita cortar pequenas árvores ou fazer um trabalho mais pesado.

Grande porte – Os instrumentos de grande porte mais conhecidos são os facões ou “pexeiras” e a machadinha. Os facões têm a lâmina comprida, o que facilita a abertura de pequenas trilhas em mata fechada, mas ao manusear um facão tome cuidado, por sua lâmina ser muito comprida ela pode quicar e voltar contra o seu corpo. Os casos de acidentes mais comuns ocorrem nas áreas das pernas.

A machadinha é usada para cortar troncos de médio e grande porte, não é recomendada para pequenas viagens, pois é muito pesada e tem uma função muito específica. Pode ser substituída por um Fio de Serra, que é semelhante a um cabo de aço com argolas nas pontas e é afiado. Sua vantagem é o peso, apenas alguns gramas e o pequeno espaço que ocupa.

Dicas:

  • Mantenha sua faca sempre limpa;

  • Para manter sua faca limpa depois de uma viagem, lave-a bem, depois lubrifique as partes de aço. No caso dos canivetes pode ser usado óleo de spray para tirar a sujeira interna;

  • Para lubrificar pode ser usado vários tipos de óleos, uma opção é vaselina sólida, que faz menos sujeira;

  • Quando comprar uma faca, opte por laminas de aço INOX que são resistente à ferrugem;

  • Algumas facas têm a lâmina rosquiada no cabo. Evite esses modelos, pois eles costumam quebrar com facilidade.

    Nicolau Kietzmann é proprietário da Rumo Aventura e colaborador da Webventure. Agradecimentos à loja Aventura Brasil, que cedeu material para as fotos.

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: setembro 19, 2000

  • Redação Webventure
    Redação Webventure