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Hidratação a bordo: fazendo água

Redação Webventure/ Vela

Imagine que você está na praia. Dia ensolarado, quente e aproveita para dar um mergulho. Uma onda mal intencionada, um momento de distração e você acaba engolindo água sem querer. Água salgada, gosto ruim, intragável.

Como a maioria das pessoas você provavelmente sabe que água do mar não serve para ser bebida pelos humanos. A quantidade de sal é tão grande que ela iria nos desidratar em vez de saciar a sede. Nossos fígados terráqueos são incapazes de lidar com isso. Então como fazem os tripulantes de um barco de competição que passam semanas sem fim no mar sem nenhuma loja de conveniências por perto? Isso mesmo: eles bebem água do mar.

Um navio de carga ou de passageiros tem espaço suficiente para enormes tanques de armazenamento de água potável. Um barco de regatas não tem espaço suficiente para isso depois o peso de milhares de toneladas de água, iria tornar o barco muito lento. A solução é uma máquina compacta que transforma água do mar em água potável. Uma máquina que pesa apenas 30 kg, capaz de converter 30 litros por hora.

Como transformar – Existem diversas fontes de água potável em alto mar. As mais óbvias são chuva e neve, mas não são confiáveis para satisfazer a necessidade de uma equipe de 10 pessoas . Depois existem maneiras de se extrair umidade da atmosfera . Em condições de clima relativamente quente e úmido é até fácil deixar a água condensar em uma superfície fria e recolhê-la para beber. Mas é necessário usar uma superfície grande e esperar muito tempo para gerar água suficiente parra uma longa jornada.

A melhor maneira de ter uma fonte de água potável é usar o mar mesmo. Isso é feito através de um processo chamado de osmose reversa. Envolve tecnologia de ponta e requer uma certa quantidade de energia (elétrica, humana) para fazer funcionar a máquina chamada de dessalinizador. É eficiente e operando em conjunto com um tanque de armazenamento médio é muito confiável.

Osmose reversa é um processo no qual água pura é obtida a partir de uma solução salina. Conhecida também como hiper-filtração, permite a remoção de partículas do tamanho de íons (e isso é muito pequeno) de uma solução. O processo é usado para purificar a água, remover sais e outras impurezas e consequentemente melhorar a cor, gosto e propriedades do fluido.

A osmose reversa usa uma membrana que é semi-permeável, que permite que o fluido que está sendo purificado passe através dela, segurando as impurezas que porventura existam. A tecnologia usa um processo chamado cross flow que faz com que a membrana se limpe automaticamente. Para que o fluido passe através da membrana é necessária a pressão forte de uma bomba que force a passagem.

A osmose reversa é capaz de rejeitar bactérias, parasites, nitratos, sais, açúcares, proteínas, tinturas e outras partículas que tenham um peso molecular maior do que 150-200 daltons. A separação dos íons na osmose reversa é auxiliada por partículas carregadas. Isso significa que íons dissolvidos que estejam carregados de sais tem mais chance de serem rejeitados pela membrana que aqueles que são orgânicos.

Resumindo: a água do mar passa sob grande pressão (50-60 bar onde bar é a pressão atmosférica) através de uma membrana porosa. O sal é separado e jogado for a. A água é geralmente filtrada por um filtro de carvão para a esterilização final e retirada de qualquer gosto. A maioria dos tripulantes garante que mesmo assim a água assim obtida, ainda carrega vestígios de sal, mas que fora isso tem gosto agradável.

Fazendo água a bordo – Os barcos do Team ABN AMRIO são construídos Segundo as regras da classe Volvo -70. Elas incluem um dessalinizador elétrico e dois manuais para uso em emergência. O elétrico foi especialmente projetado e construído para a Volvo Ocean race 2005/2006 . É muito leve e altamente eficiente, produzindo um mínimo de 25 litros por hora e funcionando melhor em temperaturas ao redor dos 20°C. O resultado é mandado para dois tanques de armazenamento de 100 litros cada. Existe ainda a bordo, um tanque de emergência com 50 litros de água potável que é oficialmente selado e de uso ouso exclusivo em situações de extrema urgência.

A tripulação deve usar aproximadamente 100 litros de água por dia; 10 litros para cada um. A água é usada para preparar as refeições liofilizadas, para fazer bebidas quentes como café e para preparar bebidas frias em pó e suplementos vitamínicos. Não existe chuveiro a bordo, mas a tripulação pode, conservadoramente, lavar a cabeça e as mãos usando água doce. Um luxo total.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 17, 2005

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