Webventure

Galeria de fotos Projeto Ameaçados

Ameaçados é o atual projeto do fotógrafo paulista Érico Hiller, que vai passar por seis regiões mundiais clicando vidas, culturas e lugares em risco de sumirem do planeta. A primeira viagem foi à África, em março e abril de 2011. Nesta foto, pessoas da tribo mursi, na Etiópia.
Érico já é autor de Emergentes, livro que compila imagens de tensões sociais e ambientais em seis países em ascensão: Brasil, Argentina, México, China, Índia e Rússia. Nesta foto, crianças da tribo karo, no vale do Rio Omo (Etiópia).
Em julho Érico embarca para a Groelândia, para registrar as geleiras do Ártico. Depois ainda fotografa as Ilhas Maldivas, os rinocerontes da Ásia e da África e a Mata Atlântica brasileira. Nesta foto, dança na tribo hamer, na Etiópia.
Água é um problema na África: as mudanças do clima interferem nas vazantes e cheias dos rios, ora ocasionando enchentes, ora períodos de cruel seca.
Nesta tribo localizada no vale do Rio Omo, as pessoas praticam a agricultura de várzea: eles plantam no período de baixa das águas, quando a terra está úmida e fértil.
Crianças pintadas da tribo dos surmas, perto da cidade de Kibish, Etiópia.
O Projeto Ameaçados vai se transformar em livro e exposição, em 2012. Nesta foto, retrato de uma pessoa da tribo mursi.
Mulher da tribo bumi, na Etiópia, adornada por colares. Essas e outras tribos vizinhas são algumas das mais autênticas de toda a África: elas ainda têm pouca interferência da cultura ocidental.
Pessoas da tribo dassanech, localizada no Vale do Omo, Etiópia.
Cume quase sem gelo do Kilimanjaro, na Tanzânia. “O aquecimento global é sorrateiro”, diz Érico. “Ele vai comendo pelas beiradas, acabando para sempre com as geleiras permanentes”.
Nesta foto, o gelo permanente do Kilimanjaro, que vai sumir por completo em poucas décadas. (Érico tem patrocínio de Wisewood e Minidocks e apoio da Casa de Pedra. Para visualizar outras imagens, visite www.ericohiller.com.br.)

Este texto foi escrito por: Webventure