Após cinco dias de incêndio, a natureza ajudou: a baixa temperatura, somada à alta umidade relativa do ar na madrugada de ontem, apagou o fogo que destruiu cerca de 70 hectares de Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No final da tarde de ontem, cerca de cem homens do Ibama e do Corpo de Bombeiros deixaram o Vale do Bonfim, onde estavam os focos do incêndio.
As atenções do Ibama agora estão voltadas para uma área ao norte do Parque Nacional de Itatiaia, na Serra Negra, onde há quatro pequenos focos de incêndio. Dez homens tentam controlar o fogo ali.
Segundo os bombeiros, o incêndio atingiu a área mais modificada da Serra dos Órgãos e a mais próxima do centro urbano de Petrópolis, que não é o território de maior de biodiversidade.
Ilha Grande – Outro parque nacional está em chamas. O Corpo de Bombeiros de Umuarama informa que 95% do Ilha Grande, na divisa do
Paraná com o Mato Grosso do Sul, já foi consumido pelo fogo desde a manhã da última terça-feira. De acordo com levantamento da Defesa Civil do Paraná, este é o maior incêndio florestal registrado naquela área nos últimos dez anos.
O parque de 75 mil hectares é a maior área de proteção e preservação de cervos no país e dezenas deles já morreram carbonizados.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 3, 1999