Webventure

Fogo destrói mata nativa da Serra dos Órgãos

Um incêndio que começou no sábado passado está destruindo uma grande área de mata nativa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, entre os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Magé. Segundo os bombeiros, o fogo começou em Correias, distrito de Petrópolis, e seis pessoas, uma delas deficiente visual, estão desaparecidas.

Desde que o fogo começou, 30 homens dos quartéis de Petrópolis, Teresópolis e Magé estão combatendo as chamas. Hoje, mais 50 homens do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Rio partem às 5h para Petrópolis para tentar conter o incêndio. A operação contará com o apoio de dois helicópteros, um Super Puma, cedido pelo Terceiro Comar, do Ministério da Aeronáutica, e outro, da Coordenadoria Geral de Operações Aéreas (CGOA).

Atualmente as chamas estão afetando à área mais alta do parque. O temor dos bombeiros é de que a falta de chuva prejudique ainda mais os trabalhos. O medo é justificado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a estiagem e a baixa umidade, que já duram duas semanas, vão se prolongar por, pelo menos, mais quatro dias, aumentando ainda mais o risco de novos incêndios, não só na Serra dos Órgãos, como também nas demais florestas do estado do Rio.

Este texto foi escrito por: Webventure