Webventure

Destinos brasileiros de ecoturismo e aventura agradam estrangeiros


Operadores internacionais aprovam destinos brasileiros (foto: Divulgação/ Johnny Mazzilli/ ABETA)

Terminou no útimo domingo (13) o maior encontro do mercado de Ecoturismo e Turismo de Aventura da América Latina (ABETA Summit). No evento, uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, proporcionou visitas a diversos destinos brasileiros aos profissionais estrangeiros especializados em Ecoturismo e Aventura.

Os operadores estrangeiros conheceram lugares como as Chapadas Diamantina e dos Veadeiros, Amazônia, Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, Santa Catarina, Natal, Litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, Paraná e Itacaré. No encontro, eles deram depoimentos do que acharam dos locais visitados. “A viagem foi muito importante para conhecer novos roteiros e paisagens. O Brasil possui grande diversidade e agora é o momento para dividirmos nossas experiências”, afirmou o diretor da operadora britânica Stallions Air, Amit Bedi.

Dois tipos de encontro aconteceram ao longo do evento: os nacionais e os internacionais. Na reunião nacional, as empresas puderam negociar e trocar experiências, enquanto na reunião internacional, os operadores receptivos brasileiros puderam fechar negócios com operadores e empresários internacionais de 16 países.

Dados estatísticos – O ABETA Summit 2009 excedeu as expectativa dos organizadores e reuniu 850 pessoas de 20 países diferentes. Durante o evento, 70 compradores internacionais e 55 empresas brasileiras e sul-americanas se encontraram para fazer negócios e debater sobre o Brasil como destino de aventura. Em relação ao ano passado, a Rodada de Negócios de 2009 registrou um crescimento de 25% no número de operadoras internacionais.

A maioria dos operadores estrangeiros vieram ao Brasil em busca de novidades, como é o caso de Dan Moore (EUA), da operadora Explorers 3 Adventures: “Vim ao Brasil à procura de destinos novos e atrações diferenciadas e isso é exatamente o que encontramos aqui. A Caravana que participei foi fundamental para conhecer de perto as belezas do Paraná e as Rodadas de Negócios serviram para fazer contatos com os outros destinos que não pude visitar”, afirmou o empresário.

Dentre os representantes internacionais, os que mais compareceram nas Rodadas de Negócios foram os das operadoras da Alemanha, Inglaterra e Espanha. “Os encontros rendem negócios que podem ser fechados em um período de médio a longo prazo”, explicou a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto, afirmando que essa troca de experiências é fundamental.

Sucesso – O resultado foi muito positivo, e fez com que os operadores estrangeiros ressaltassem a diversidade de destinos, a natureza exuberante e uma gastronomia magnífica do Brasil. “O que estes profissionais vivenciaram foi apenas uma parte do que o Brasil pode oferecer. O segmento de Ecoturismo e Aventura evoluiu e avançou como poucos segmentos do turismo no mundo, consequentemente irá gerar muitos negócios no País”, afirmou Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Este texto foi escrito por: Webventure