Foto: Pixabay

Descubra 5 destinos para praticar rapel no Brasil

O rapel é um esporte de aventura, onde os praticantes encaram a descida de paredes, pontes, cachoeiras, vãos livres ou penhascos, fazendo manobras apenas presos por cordas.

A modalidade francesa exige bastante preparo físico. Além do uso de equipamentos de segurança (como: corda, mosquetões, cadeirinha, luvas e capacete) também é necessário conhecer algumas técnicas de montanhismo ou receber treinamento antes de sair se arriscando por aí.

No Brasil, não se fala muito sobre o rapel, porém a prática conta com um bom número de adeptos por várias regiões do país. O Webventure listou 5 destinos para você entrar em contato com esse esporte:

1. Gruta do Lapão – Chapada Diamantina (BA)

Foto: Reprodução Youtube Foto: Reprodução Youtube

A Chapada Diamantina é o destino de praticantes de diversos esportes que envolvem natureza e aventura. Lá, é possível fazer rapel na famosa Gruta do Lapão, são 50 metros de descida negativa, convencional ou até mesmo de cabeça para baixo. Para chegar ao local é preciso fazer uma trilha a pé, que depois é compensada com a bela paisagem da caverna.

2. Pedra da Tartaruga Rio de Janeiro (RJ)

Foto: Reprodução Youtube Foto: Reprodução Youtube

O local é um dos mais famosos para praticar rapel no Rio de Janeiro. A Pedra da Tartaruga fica a 45 metros de altura e está localizada na região de Guaratiba, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Para chegar até lá é necessário pegar uma trilha de aproximadamente 45 minutos. Lá do alto da pedra, a cerca de 135 metros de altura em relação ao mar, a vista é para as praias do Meio, Perigoso, Funda, Inferno e Búzios e mais ao fundo, as Praias de Grumari, Prainha, Abricó, Macumba, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.

+ Participe da iron Race Noturna 2017!

3. Cataratas do Iguaçu Foz do Iguaçu (PR)

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

Para que conhecer uma das sete maravilhas do mundo moderno da forma convencional se você pode fazer isso com muito mais adrenalina, em uma descida de rapel? A trilha até a base é de apenas 360 m, as Cataratas do Iguaçu têm 55 metros de descida com uma paisagem de tirar o fôlego.

4. Gruta Nossa Senhora de Lourdes da Terceira Légua Caxias do Sul (RS)

Foto: Reprodução Youtube Foto: Reprodução Youtube

O lugar fica localizada na estrada do Imigrante, na cidade de Caxias do Sul. Para chegar até a gruta é preciso passar pela escadaria de 150 degraus, segundo a tradição católica cada degrau deve corresponder a uma Ave Maria. A região da gruta é um dos cenários mais procurados no Rio Grande do Sul por quem gosta de esportes radicais.

5. Cachoeiras do Cassorova – Brotas (SP)

 Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Brotas, a 250 quilômetros de São Paulo, já é um destino famoso por quem busca adrenalina e aventura nos esportes. O rapel nas cachoeiras do Cassorova é bastante disputado. A trilha envolve corredeiras, cachoeiras, poços e pedras cobertas pela mata. É possível descer por três cachoeiras, a mais alta conta com uma queda d’ água bem próxima e 38 metros de altura.

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Last modified: junho 26, 2017

Arquivo