Foto: Pixabay

Como escolher sua prancha de stand up paddle?

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

O stand up paddle (sup) é um esporte quem vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, já que é acessível a todas as idades, não exige grande preparo físico, além de contribuir para o equilíbrio e a concentração.

O único requisito essencial é: ter uma prancha e um remo. Mas com tantas opções e modelos às vezes fica até meio difícil escolher, por isso o Webventure listou algumas dicas para você se familiarizar com esse universo.

1. Qual o melhor modelo?

A primeira coisa a fazer é definir seu objetivo, não basta querer praticar, você deve ter uma intenção bem definida, há modelos ideias para surfar, para praticar o esporte com mais velocidade, percorrer longas distâncias e até mesmo para mares ou lagoas.

2. Preze pela segurança

Para quem está começando a praticar o stand up paddle o ideal é investir também em um colete salva-vidas e em um leash, que prende a prancha ao pé do surfista, para evitar acidentes.

3.O material faz toda a diferença

Tem materiais mais adequados para cada coisa. Para recreação existem pranchas de espuma, que não machucam e ainda são mais resistentes. Tem também os modelos infláveis, mais práticos para o transporte. Para as remadas de longa distância você pode optar pelos modelos de fibra, como o material de barcos e caiaques. Já para o surf existe o isopor epoxy e o poliuretano. Você deve escolher a partir do seu objetivo no sup.

4. Entenda os tamanhos

Os tamanhos das pranchas são estabelecidos na medida de pés e polegadas. Conheça alguns dos mais usados:

Sup Surf
Para quem quer surfar, o ideal é usar uma prancha menor, que geralmente tem menos de 8 pés. Esse modelo não oferece boa flutuação, uma pessoa leve até consegue remar bem na prancha, mas não é indicado para remadas mais longas.

Funboard
Para quem está começando, essa é a melhor opção, serve tanto para pegar ondinhas como para remadas um pouco mais longas. Normalmente tem entre 10 e 12 pés (a escolha varia de acordo com o peso da pessoa), por isso é um ouco mais rápida e facilita o equilíbrio por ter a borda maior.

Cruiser
Ideal para quem quer fazer distâncias mais longas, com pelo menos 12,6 pés de comprimento e uma largura entre 31 e 33 polegadas, é uma prancha considerada confortável. Ela tem velocidade, equilíbrio e ainda espaço na superfície para levar alguma mochila ou algo do tipo.

Race 2
É usada por quem busca velocidade, mas para isso é preciso ter um pouco de prática, pois ela é mais estreita que as outras e tem cerca de 14 pés, tornando o equilíbrio uma tarefa mais difícil.

Participe do Gear Up! Bike Challenge, inscreva-se aqui!

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Last modified: janeiro 25, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo