Foto: Pixabay

Carros – Baumgart/Andreotti vence a primeira no Sertões

Arquivo/ Offroad, Sertoes

Com informações de Isabela Rios, direto de Diamantina (MG)

Com diferença muito apertada nos carros, a penúltima etapa da 22ª edição do Rally dos Sertões foi realizada nesta sexta-feira (29), saindo de Diamantina, em Minas Gerais, e chegando na mesma cidade. Foram apenas dois segundos de diferença entre as duplas Cristian Baumgart/Beco Andreotti, os vencedores, e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, segundos colocados.

Foi a primeira vitória de especial da dupla da equipe X Rally Team, que esteve sempre próxima aos líderes durante toda a competição. Cristian detalha como foi a etapa de hoje: “Foi bem parecida com a de ontem. Bem gostoso. Quando tinha trial e pedra era bem perigoso, você não podia escapar. Aí começou bem rápida, passando na trilha da Maria Fumaça, que foi bem bacana, com uns estreitos bem grandes. O barulho do carro é impressionante quando passa nesses lugares estreitos. A gente ganhou a especial. A gente impôs um ritmo bem forte. No final bastante navegação, bastante areia, erosão, deps… Foi uma especial bem gostosa”, explica o vencedor da prova.

O navegador Andreotti ainda acredita que é possível vencer o Rally dos Sertões. Foto: Jonne Roriz/Webventure O navegador Andreotti ainda acredita que é possível vencer o Rally dos Sertões. Foto: Jonne Roriz/Webventure

E Beco Andreotti completa: “Essa foi a primeira especial que vencemos, ainda por dois segundos, impondo um ritmo forte. Tiramos um minuto do Guiga, ainda estamos três minutos atrás. Vamos entrar amanhã com a faca nos dentes, vamos tentar de tudo. Dentro da pista, quem está ganhando é a gente. Se não fosse um waypoint de deslocamento. Estamos com o sentimento que dentro da pista a gente consegue vencer o Sertões e vamos continuar assim”, garante o navegador, acreditando que ainda é possível a vitória do Rally dos Sertões.

A dupla também contou com a ajuda dos companheiros de equipe, que não finalizaram a quinta etapa, realizada ontem, e não estão na briga pelo título da competição. “Ficamos fora da prova ontem e nos restou trabalhar para o Cristian e para o Beco. Saímos queimados na nossa largada e os alcançamos na boca do radar. Colocamos dois pneus novos pra eles e isso ajudou bastante no resultado de hoje. Se fosse ao contrário eles fariam o mesmo por nós. Essa é a vantagem de ser uma equipe”, revela Kleber Cincea, o navegador de Marcos Baumgart.

Os competidores Reinado Varela e Gustavo Gugelmin enfrentaram problemas na etapa, porém finalizaram a especial na segunda colocação, com desvantagem curta para os vencedores. “Hoje foi bom, mas furamos um pneu. Estava indo muito bem, mas por barbeiragem minha acabei furando o pneu. Agora é remar tudo de novo. O rally só termina no parque fechado. Amanhã vou andar com tudo, hoje era para ter tirado quase três minutos”, pondera Varela, o piloto da equipe Divino Fogão Rally Team.

Guiga Spinelli/Youssef Haddad são os favoritos para serem campeões no Rally dos Sertões 2014. Foto: Gustavo Epifanio/Webventure Guiga Spinelli/Youssef Haddad são os favoritos para serem campeões no Rally dos Sertões 2014. Foto: Gustavo Epifanio/Webventure

Mesmo com a terceira melhor marca desta sexta etapa, os representantes da Mitsubishi Petrobrás ainda lideram no tempo acumulado. São três minutos e 11 segundos de vantagem para Valera/Gugelmin e três minutos e 29 segundos em relação a C.Baumgart/Andreotti. “Forçamos bem o ritmo, mas mesmo assim o Cristian e o Varela conseguiram ser mais rápidos. Foi dentro do nosso esperado, sem tomar mais do que um minuto e sem assumir grandes riscos. Conseguimos administrar mais um dia e vamos para o último tentando manter essa estratégia. Não tem nada decidido, uma especial de 120 km, três minutos pode ser muita coisa, mas também pode não ser nada. Um pneu furado pode atrapalhar, tem que tomar muito cuidado”, diz, cauteloso, Guiga Spinelli, piloto que compete ao lado do navegador Youssef Haddad.

Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales X 6

Em seis etapas realizadas na 22ª edição do Rally dos Sertões até esta sexta-feira (29), o trio da Ford Racing Trucks, liderado pelo piloto Edu Piano e que conta também com os navegadores Solon Mendes e Antonio Sales venceu nada menos do que… seis etapas.

Piano/Mendes/Sales conquistarão sete de sete etapas possíveis? Foto: Victor Eleuterio/Webventure Piano/Mendes/Sales conquistarão sete de sete etapas possíveis? Foto: Victor Eleuterio/Webventure

O navegador Solon Mendes narrou como foi a sexta vitória seguida, em que o trio fechou com o tempo de 3h20min13. “Se eu tivesse na minha terra, falaria que era pra avuar as banda hoje”, brinca o cearense. “Nosso tempo previsto hoje era de 3h20, mas quando chegamos na serra tinha um carro travando o caminho. Falamos com a organização e eles falaram pra subir a serra e lá em cima resolver o que fazer, se não eles cancelariam a prova. Não era esse o objetivo, nós ajudamos a puxar o carro e conseguimos passar. Acabamos estourando em 13 segundos, mas o limite foi estendido. Hoje meu piloto andou como eu gosto”, exulta Mendes.

Felicio Bragante/Evandro Bautz/Paco Corder, da equipe Asa Alumínio Rally Team, ficou na segunda colocação do dia (3h21min53) e, fechando a tabela o trio Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert, da Mobil Delvac Salvini Racing, com o tempo de 4h01min22.

Com 100% de aproveitamento no rally em 2014, Solon Mendes tenta manter os pés no chão, mesmo com uma vantagem no tempo acumulado de 1h12min12 e faltando apenas 125 quilômetros de trecho cronometrado a serem percorridos. “Não existe título antecipado no rali. O título só está garantido quando o caminhão estiver no parque fechado. Vamos andar normalmente amanhã e esperar que tudo dê certo”, deseja.

Só mais 336,93…

Esta é, em quilômetros, a distância que separa os competidores do fim da edição deste ano do Rally dos Sertões. São 54,38 km de deslocamento inicial, 125,88 km de trecho cronometrado (especial) e mais 151,96 km para Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, receber os grandes campeões da competição neste sábado (30).

O percurso terá estrada de terra, cascalho e travessia de rio no início. Aumenta a velocidade com estradas de piçarra, muitas lombas e mata-burros, seguido por um trecho de trial, terminando em uma parte sinuosa, segundo informações do diretor técnico do Rally dos Sertões, Eduardo Sachs.

30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

Acompanhe o Sertões ao vivo e veja os resultados completos aqui.

Os melhores na 6ª Etapa (resultado extraoficial):

Carros
Geral

1 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 02h33min06
2 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 02h33min08
3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 02h34min00
4 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 02h34min55
5 #320 SYLVIO BARROS NETO/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 02h45min51

Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 3h20min13
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 3h21min53
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 4h01min22

Acumulado, após seis etapas:

Carros

Geral
1 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 16h12min36
2 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 16h15min48
3 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 16h16min06
4 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 17h26min42
5 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 17h56min05

Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 13h55min42
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 15h07min54
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 17h39min28

Este texto foi escrito por: Marcos Souza

Last modified: agosto 29, 2014

[fbcomments]
Avatar
Arquivo