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Capacete é equipamento básico para qualquer piloto

Redação Webventure/ Offroad

Capacete com comunicação (foto: Divulgação)
Capacete com comunicação (foto: Divulgação)

O capacete é um dos itens obrigatórios para os competidores de provas off-road, tanto para pilotos de motos e quadriciclos, quanto para pilotos e navegadores de carros e caminhões. Muitos competidores se livram de maiores complicações em acidentes por estarem utilizando o equipamento.

O mercado tem diversos modelos e na hora da compra, quem participa de provas homologadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), deve prestar atenção se o capacete é certificado pelo Inmetro ou pela norma Snell 2000, do laboratório americano Snell, certificação aceita pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Para Dimas Mattos, experiente piloto de motos e empresário do ramo de equipamentos para motociclistas, além da aprovação do Inmetro, o capacete deve ser confortável, leve e ter um bom campo de visão.

“Dou preferência aos capacetes de fibra de vidro com fibra de carbono. O capacete é o equipamento de segurança mais importante para um piloto. Qualquer acidente em que o piloto esteja sem capacete toma proporção trágica”, explica Mattos, da ASW, fabricante de equipamentos off-road e representantes de marcas como Fox e One.

Os cascos são fabricados com fibras de vidro, de carbono e Kevlar (tipo de fibra sintética muito resistente). O forro deve ser em malha aramida, anti-chamas, assim como as tiras jugulares, que também devem ser em material não inflamável.

“Para os competidores dos carros, no caso de ralis, são permitidos os capacetes abertos na frente, o que não acontece nas pistas, para evitar traumas de face. Os capacetes também têm data de validade, que é de três anos após a fabricação”, explica Orlando Sgarbi Filho, diretor da Corsa Racing, fabricante e loja de equipamentos para corridas de carros.

O modelo Podium é o mais vendido pela ASW. Leveza e resistência são suas principais características. O casco é laminado com fibra de vidro e fibra de carbono, a pala tem regulagem de altura e amplo ângulo de visão. Possui pads em tamanhos diferentes para melhor ajuste e forro removível para lavagem. Design agressivo com biqueira cromada e grafismo com brilho. Aprovado pelos rígidos testes do Inmetro. Disponível em diversas cores. A novidade é o Podium Pink, criado para as mulheres, que também podem aceleram nas trilhas.

O V3 é o capacete top de linha da Fox. Construído com Kevlar, fibra de carbono e de vidro, é leve (pesa 1,31 kg) e confortável. Tem entradas de ar estrategicamente posicionadas, com canais duplos e grandes saídas de exaustão integradas na carcaça. Forro em Coolmax, tecnologia de alta absorção, que faz com que o suor evapore mais facilmente.

A One tem o modelo Trooper, o top de linha da marca. O casco é reforçado com fibra de vidro, Kevlar e fibra de carbono. Tem entradas de ar superiores, frontais e na parte traseira, o que permite grande circulação de ar em todo o capacete. A biqueira é emborrachada que protege o nariz evita que as impurezas sejam jogadas diretamente contra o rosto. O forro é removível, fabricada com SUEDE, mesmo tecido utilizado no revestimento de carros de altíssimo luxo como Porsche, Ferrari e Hummer.

A Pro Tork, fabricante nacional de peças e acessórios para motos, destaca o modelo Liberty, que será lançado no segundo semestre. Certificado pelo Inmetro, é um dos capacetes mais leves do mercado, tem forro removível e lavável, biqueira cromada e removível e cinco opções de cores.

Outra fábrica nacional é a Starplast, há mais de 20 anos no mercado, é dona da marca Peels e representante da italiana Bieffe. Da Peels destacam-se dois modelos, o MX 300 e o MX 450 (ainda em homologação). Ambos têm casco fabricado em ABS (plástico injetado), queixeira removível, fecho de engate rápido, anel anti-furto e disponível nos tamanhos 56, 58, 60 e 61.

A italiana Bieffe oferece duas linhas de capacetes. A 3 Sport, que tem casco em ABS, pintura protegida com verniz, ventilação inferior, viseira em policarbonato de 1,5 mm com troca rápida, fecho de engate rápido, anel anti-furto, revestimento interno removível e lavável, tamanhos 56, 58, 60 e 61. Os modelos são Dragon e Free Style, disponíveis nas cores preto, amarelo, azul e vermelho; e Paris Dakar (R$ 295,90), nas cores verde/amarelo, branco/amarelo, azul/amarelo.

A outra linha da Bieffe é a SX1, que tem casco laminado em fibra de vidro, aramida e carbono, pintura protegida por verniz, anel anti-furto, ventilação inferior, fecho com duplo anel, revestimento interno removível e lavável, tamanhos 56, 58, 60 e 62. O Viper e o Demon Rose são comercializados nas cores vermelho/preto/cinza/ branco, azul/preto/cinza/branco, amarelo/preto/cinza/branco, preto/cinza/branco; e o Classic em azul, preto e vermelho.

A maioria dos capacetes pode ser comprada no site www.trilhashop.com.br, que trabalha com vendas online de equipamentos para off-road, esportes de aventura, bike, on-road e lazer.

Mais informações nos sites www.aswracing.com.br, www.protork.com.br, www.starplast.com.br.

A marca italiana Sparco oferece quatro modelos de capacete para prática de provas off-road (rali de velocidade, cross country ou raid). Todos disponíveis apenas na cor branca.

O modelo Club tem o casco fabricado em plástico injetado, com forração em algodão com homologação BSI (européia), tamanhos P ao GG. Outra opção é o Pro Jet, com casco fabricado em fibra de carbono e Kevlar, com forração antifogo (Nomex), com homologação FIA/BSI, tamanhos P ao GG.

O Pro Rally tem as mesmas características do Pro Jet, a diferença está no sistema de comunicação piloto-navegador incorporado. Já o Rally Plus, tem todas as características do modelo anterior, mas é semi-aberto.

Mais informações no site www.sparco.com.br .

Este texto foi escrito por: Fábia Renata

Last modified: janeiro 1, 2008

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