Foto: Pixabay

Brandolin chega ‘adiantado’ ao Pólo Norte

Redação Webventure/ Expedições, Trekking

Depois de seis dias de caminhada enfrentando temperaturas de 20 a 25 graus abaixo de zero, ventos fortes e dificuldades com o relêvo local, o alpinista Thomaz Brandolin chega ao Pólo Norte Geográfico e é o primeiro brasileiro a conseguir a façanha. O ponto foi alcançado a 1h10 da madrugada de ontem, três dias antes do previsto.

O adiantamento foi obra do movimento natural da calota polar – antes, o maior temor de Brandolin e dos seis canadenses que integraram a expedição. Segundo o brasileiro, o deslocamento, no sentido Norte, acabou sendo favorável, fazendo com que a viagem ganhasse alguns quilômetros de vantagem durante os pernoites, perfazendo um dia a
menos de caminhada.

O grupo partiu no último dia 23 da Sibéria para o Pólo Norte. Antes, foi realizada uma pré-expedição no Ártico canadense, para adaptação ao clima e treinamentos com esquis e o trenó carregado pelos sete aventureiros, inicialmente com 50kg de suprimentos.

Brandolim deve voltar ao Brasil na próxima semana e terá apenas um mês de descanso antes de partir para a próxima aventura, desta vez em meio a muito calor. Ele vai atravessar a pé o deserto de Gibson, no oeste da Austrália. Serão mil quilômetros com um grupo de holandeses e poloneses, saindo em meados de junho e voltando em agosto.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 29, 1999

Redação Webventure
Redação Webventure