Foto: Pixabay

Testamos o Shimano Nexus em pedalada pela despoluição do Pinheiros

Redação Webventure/

No último domingo (17) rolou a segunda edição da Pedaladadas Capivaras, em prol da despoluição do Rio Pinheiros.  O evento foi promovido pela Shimano e organizadopelo Clube dos Amigos da Bike, contando com cerca de 100 participantes.

 

Além da campanha ambiental, o dinheiro das inscrições (descontadosos gastos com camisetas e alimentos) também foi revertido para o Bike ParkCancioneiro, na Vila Olímpia (Praça Augusto Rademaker Grunew), da onde partiu apedalada.

 

O bike park possui pista para modalidades de BMX comorace e dirt jump, além de bike trial, pump-track, freeride e mountain bikeindoor. O local ainda oferece aulas gratuitas para alunos de escolas públicas,e aulas pagas para alunos do ensino particular.

 

Teste no pedal O passeio de 30quilômetros foi feito pela Ciclovia do Rio Pinheiros, um dos mais importanteslocais de treino e locomoção por bike em São Paulo. Para essa empreitada, a reportagemdo Webventure utilizou uma bike Specialized Globe Daily, equipadacom sistema de câmbio Nexus de oito velocidades.

 

A novidade da Shimano é voltada para o ciclista urbano e,de acordo com a empresa, possui alta durabilidade e baixa necessidade demanutenção.

 

O câmbio, que fica integrado dentro do cubo da roda traseira,também é prático. Ao contrário dos modelos convencionais, é possível mudar amarcha do Nexus com a bike parada, o que ajuda em situações como a arrancadaapós um semáforo de trânsito.

 

Na pedalada, o sistema se comportou bem. A troca paramarchas mais leves é bem rápida, enquanto o marcha mais pesada requer um poucomais de força, mas sem grandes problemas. Como o trocador é integrado aomanete, mudar a marcha é tarefa simples e sem erros até para os maisinexperientes.

 

Distribuição Desde o ano passado osistema Nexus começou a aparecer no mercado nacional. Ele é comercializado em versãode três marchas, mas logo chegam as lojas os câmbios de 8 marchas.

 

Muitos consumidores reclamam da dificuldade de encontraro sistema nas bicicletarias brasileiras, mas assessoria de imprensa da Shimanoesclarece que atualmente a marca está investindo em formação para os técnicosde bike do país.

 

Passada essa fase, a partir de 2013 já será possívelencontrar os dois modelos de câmbio com facilidade, além do Alfine, com 11marchas, que possibilita pedaladas mais arrojadas.

Este texto foi escrito por: PEDRO JOSé SIBAHI

Last modified: junho 18, 2012

Blog da Redação
Blog da redação do Webventure com os bastidores das coberturas.