Webventure

Bike em São Paulo, a salvação da cidade!


O biker Sérgio Zolino organizador do Camp (foto: Arquivo pessoal)

Tem passado muito pela minha cabeça nos últimos meses o tema “bike em São Paulo”. Além de ser fã da magrela, vejo a bike como a única salvação para esta cidade, onde vivo.

Ando de bike em SP há 30 anos. Ia para a escola com ela, ao cinema, desde moleque. Hoje, levo meus filhotes para a escola, numa tandem: Pepe, de 6 anos, e Tommy, de 4, que vai na cadeirinha. E eles adoram!

Durante o percurso, temos papo-cabeça sobre porque bike é legal, porque faz bem e os cuidados que temos que de ter com elas na rua. Meu briefing é “quando estiver de bike em São Paulo, saiba que os carros irão te atropelar. Então, se defenda e ande, sempre, com muito cuidado”.

A gente também treina junto, para que eles possam participar das aventuras no Aventure Camp. Mas, para mim, andar de bike, além de ser um treinamento para corridas de aventura, é um meio de locomoção. E como desejo viver 100 anos, vou ter de implementar a bike nesta cidade, de qualquer maneira! Caso isto não aconteça, meu objetivo de vida pode ir abaixo, e eu odeio não atingir os meus objetivos.

Nestes últimos meses, minha cabeça tem pensado uns 40% do tempo em como criar maneiras de implementar o uso da bike na cidade. Penso desde inventar um bicicletário indestrutível, que não precise de parafuso para se instalado, ou que não arranhe ou entorte o aro, como acontece com a maioria dos que existe hoje. Até inventar uma campanha para executar o 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que exige que os carros fiquem a uma distância obrigatória do ciclista de 1,5 metro, no mínimo.

A existência de bicicletários e o artigo 201 já existem, mas, na prática, nunca existiram! UMA VERGONHA de nosso prefeito, que não atua e favor dos bikers. Quantos mais deverão morrer para a cidade acordar quanto à questão?

A bike só é notícia quando alguém morre, afugentando ainda mais a população de usufruir deste magnifico meio de transporte, que não polui, diverte e evita o trânsito!

Bike São Paulo 2013. Acredite!

Este texto foi escrito por: Sérgio Zolino