Foto: Pixabay

A primeira descida

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Rafting no Rio Novo  no Jalapão (foto: Divulgação Canoar)
Rafting no Rio Novo no Jalapão (foto: Divulgação Canoar)

Espírito de aventura, coragem e disposição para tomar alguns ‘caldos’ não bastam para se iniciar no rafting. Aí vão as dicas mais importantes para começar a descida.

  • Determine em que nível de ADRENALINA quer começar

    Os acostumados com esportes de ação e, principalmente, com o contato com a água, podem começar em rios até de classe IV. Aos mais precavidos, o recomendado é praticar pela primeira vez em corredeiras até de classe III.

    Já aqueles que não sabem nadar devem se restringir aos rios da classe III. Mas não se preocupe! A estrutura e serviços oferecidos pelas empresas possibilitam ao iniciante praticar rafting sem qualquer experiência anterior.

  • Conheça a fundo a empresa responsável pela descida

    Nem sempre a agência que vende o passeio é a mesma empresa que opera. Assim, ao fazer uma consulta pergunte sempre qual é a empresa responsável pela operação. Solicite folhetos ou mesmo consulte o site da empresa.

    É importante saber o quanto a empresa se preocupa com a segurança do cliente durante a descida, se os instrutores têm bastante experiência e se os equipamentos estão em boas condições.

    Respeitando os primeiros passos, você estará pronto para entrar no mundo do rafting, conhecer as técnicas e, principalmente, se divertir. Boa descida!

    Este texto foi escrito por: José Roberto Pupo

    Last modified: março 30, 1999

  • Redação Webventure
    Redação Webventure