Foto: Pixabay

A Capital da Vela é um destino para todos

Redação Webventure/ Aventura brasil, Offroad, Onde Praticar

Nos anos 70, um grupo de amigos velejadores decidiu viajar para Ilhabela planejando uma “semana da vela”. O intuito era apenas se reunir para aproveitar os ótimos ventos do canal entre a ilha e o continente, além de ocupar o tempo de seus filhos durante as férias, mal sabiam eles que cerca de 40 anos depois, em 2011, o município seria nominado por Lei Federal como “Capital Nacional da Vela”.

Aventure-se no Indomit Caribe

Foto: Albertolenz/CC BY 2.0 Foto: Albertolenz/CC BY 2.0

Esse título aumentou mais ainda a importância do esporte na ilha, pois acarretaram diversos novos eventos de vela na cidade, além de manter os mais conhecido. Entre os pontos mais tradicionais estão as praias do Perequê, Armação, Siriúba e Ponta das Canas.

Semana da Vela

Não à toa, a Semana de Vela de Ilhabela, maior competição de vela oceânica da América Latina, chega a sua edição de número 43 em 2017, contando com diversos atletas olímpicos. Apesar de possuir um calendário com provas o ano inteiro, o evento é onde a cidade é mais visitada, durante o período das disputas náuticas, Ilhabela recebe cerca 50 mil turistas para provas e atrações culturais.

Foto: Vitor Martinez/CC BY-SA 2.0 Foto: Vitor Martinez/CC BY-SA 2.0

O charmoso “centrinho” como é chamado, possui várias atrações para quem quer passar uma noite agradável em meio a parte movimentada de Ilhabela. Lá estão os restaurantes, pizzarias, sorveterias e lojas. Embora, naquele local, as praias não sejam limpas, as ruas fica lotadas.

Do centro da vila também partem os passeios para as praias mais isoladas. Veículos 4×4 cruzam as estradas rumo a praias badalas como a do Curral e da Feiticeira. Como nem todas são accessíveis de carro, estão disponíveis passeios de barco que também partem do centrinho.

Foto: BeraldoLeal/CC BY 2.0 Foto: BeraldoLeal/CC BY 2.0

Para quem não conhece a ilha, a dica é fazer o passeio Terra e Mar, o mais vendido de Ilhabela. Parte pela Praia do Perequê, onde o primeiro grupo sai de jipe e atravessa 22 quilômetros de terra rumo a Praia de Castelhanos, enquanto o outro contorna o norte da ilha de barco, para o mesmo destino. Na volta os meios de transporte são trocados.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli

Last modified: fevereiro 25, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure