Foto: Pixabay

A barrinha de cereal que como é saudável?

Redação Webventure/ Biking

As barrinhas de cereais fazem parte da alimentação diária de muita gente. Por serem opções práticas, cabem na bolsa e podem ser levadas para qualquer lugar. O que facilita muito a vida de quem não tem tempo de parar para um lanche a cada três horas.

No entanto, é preciso ter cuidados, assim como qualquer outra fonte de energia, as barrinhas precisam ser consumidas com moderação e não devem ser usadas para substituir refeições.

A composição nutricional delas depende muito de cada marca. O Webrun conversou com a professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina (FASM), Márcia Xavier Santos, para entender se toda barrinha é indicada para sua dieta e quando elas podem ser consumidas.

“É preciso observar as quantidades de fibras, açúcar, aditivos, corantes e também as calorias. Hoje existem no mercado vários tipos, fazendo com que o consumidor acabe se confundindo com tanta variedade, as melhores são as que possuem maior quantidade de fibras”.

Participe da Zumba Color Fest!

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

De acordo com Márcia, a hora mais apropriada para comer uma barra de cereal é no período da tarde, de preferência como um lanche, e para ficar completo e fornecer a energia necessária, também podemos adicionar uma fruta.

E sabe aquelas barrinhas cobertas com chocolate? Elas não são muito indicadas, pois agradam mais o paladar do que à dieta. “Elas não devem ser consumidas todos os dias, porque possuem muitas calorias e poucas fibras”, explica a professora.

O consumo também deve ser controlado por causa das calorias. “A barrinha de cereal deve ser consumida como um lanche rápido, no carro, na rua, e etc. O consumo exagerado e em horários errados podem atrapalhar as principais refeições. Elas não devem fazer parte do cardápio e sim serem consumidas esporadicamente.

Portanto, nem toda barrinha é saudável. O ideal é consumir apenas as que contém fibras em grandes quantidades para trazer benefícios ao organismo, como maior saciedade e bom funcionamento do intestino e sempre ler os rótulos e optar pelas que têm menor quantidade de açúcares e corantes.

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Last modified: fevereiro 25, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure