Foto: Pixabay

7 Áreas de preservação marinha no Brasil

Se você pensa que Parque Nacional e Reserva Biológica são a mesma coisa está bem enganado. A principal diferença entre um e outro é a quanto à presença do ser humano. Os parques nacionais são abertos ao público e visam promover o ecoturismo, enquanto as reservas buscam a preservação integral e por isso não permitem visitação. O mais importante é que tanto um quanto outro tem o objetivo de preservar o ecossistema e de suas belas paisagens.

Apesar de ser um dos países mais banhados por mar no mundo inteiro, o Brasil não tem tantas áreas de preservação marinha. O Webrun listou os principais.

1. Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, SC

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

Localizada entre a Baía de Zimbros, em Bombinhas e o Norte da Ilha de Santa Catarina a reserva é a única do país, da categoria marinha, que possui remanescentes da Mata Atlântica. O local que é 98% de mar abriga mais de 1400 espécies: cerca de mil são aquáticas. Dentro da Reserva a visitação é proibida, pois muitos animais estão em extinção, mas a parte Sul da Ilha do Arvoredo é aberta para mergulho recreativo.

2. Parque Estadual Marinho do Aventureiro, RJ

O local fica na Praia de Sul no Rio de Janeiro e seus limites compreendem toda a área de costeira e praias desde a ponta da Tacunduba (Parnaioca) até a ponta do Drago. Ao todo são 15,5 km² de preservação. O Parque é aberto à visitação.

3. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha , PE

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

O Parque corresponde a maior parte do arquipélago de Fernando de Noronha: 2/3 da ilha principal e todas as ilhas secundárias, com área total de 112,7 km². A paisagem é tida como uma das mais bonitas do Brasil com suas águas em tom de verde. O local é parcialmente aberto à visitação.

4. Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais

O local tornou-se área de preservação apenas em 2013. É o primeiro parque marinho do estado do Paraná e fica localizado entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas da costa. Contando apenas aves são mais de oito mil espécies.

5. Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís,MA

O Parque fica no Atlântico, a 45 milhas náuticas da costa do Maranhão. O local é de difícil acesso e por isso não é aberto ao público. Além do fato de ser um banco de corais, com águas rasas e perigosas, diversas embarcações já naufragaram nessa região.

6. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, BA

Foto:snaptitude/Fotolia Foto:snaptitude/Fotolia

O Parque Nacional de Abrolhos é um arquipélago formado por cinco ilhas: Guarita, Redonda, Sueste, Santa Bárbara e Siriba — a única onde é permitido desembarcar para visitas. O local fica a cerca de 70 quilômetros da costa da Bahia e é considerado hoje um dos melhores pontos para prática de mergulho no mundo.

7. Parque Estadual Marinho Laje de Santos, SP

Localizado no litoral paulista, o parque possui diversos pontos para mergulho dos visitantes. A vida marinha no local é bem diversificada, há até golfinhos e baleias.

Curiosidade

A maior reserve marinha do mundo fica em Honolulu. A área de Papahãnaumokuakea, que fica ao nordeste do estado do Havaí, tem mais de 1,5 milhão km² o equivalente a área territorial do maior estado brasileiro — o Amazonas.

Até 2020 o Brasil pretende ter 10% das áreas costeiras e marinhas protegidas, conforme foi estabelecido pela 10ª Conferência das Partes (COP-10), em 2010 . Hoje, apenas 1,6 % das áreas costeiras e marinhas brasileiras são protegidas por parques ou reservas

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Last modified: fevereiro 25, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure