Foto: Pixabay

46ª edição da Semana de Vela de Ilhabela tem início com desfile de barcos na Race Village

./ Vela

Maior regata da América do Sul, a 46ª Semana de Vela de Ilhabela começou neste domingo, com o desfile de 120 embarcações, de diversos tamanhos, pelo canal de São Sebastião. Centenas de pessoas, entre turistas e moradores do arquipélago turístico, se concentraram no Race Village, montado no Centro Histórico da Vila, para acompanhar o evento.

Um a um os barcos iam passando e eram saudados pelas pessoas no local. Entre elas estava Ana Lúcia, esposa de Francisco de Paula Diogo de Freitas, o comandante do San Chico (ORC Internacional), vindos de Porto Alegre (RS).

“Foram pouco mais de seis dias de viagem pelo mar para que o barco chegasse à Ilhabela. Quatro dos nove tripulantes vieram navegando. Quando saíram de lá, fazia 2º C em terra, enquanto no mar a temperatura era negativa. Eles têm um instrumento de GPS que você pode ir acompanhando online, então dia e noite eu entrava no site para ver onde eles estavam”, conta Ana Lucia.

semana de vela de ilhabela

Beneteau Rudá, um dos barcos que disputarão a Semana de Vela de Ilhabela [ZDL / Divulgação]

Após o desfile, foi dada a largada para a primeira prova de 2019, que seria a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, com 55 milhas. No entanto, a falta de vento obrigou a Comissão de Regatas a  adiá-la para esta segunda-feira (15) e fazer um percurso médio na abertura do campeonato.

“Nós tivemos muita sorte, mas o Cuca Sodré (comissão de regatas) como sempre está de parabéns. Havia uma previsão de que o vento talvez viesse do sul, e ele soube esperar. Quando o vento começou a soprar, decidiu não fazer a regata longa, porque senão os barcos demorariam muito a voltar, pelo horário da largada”, destacou Mauro Dottori, organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Assim, a prova de estreia teve 12 milhas náuticas para as classes ORC, IRC e C30, com largada na frente do Race Village até o Farolete 4. Para as demais categorias, a regata de abertura teve 8 milhas náuticas até o Farol dos Moleques.

Semana de Vela de Ilhabela

Cabalo Loco, campeão da classe C30 [Aline Bassi / Balaio de Ideias]

Além de diretor da competição, Mauro Dottori comanda o Caballo Loco, barco vencedor da regata de abertura na classe C30. ”A C30 é sempre muito disputada. E numa regata de percurso, sempre tem mais decisões a tomar. Foi muito disputado”.

A comissão de regatas definiu que a prova desta segunda-feira (15) será de percurso longo, podendo ser até a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil ou para a ilha de Búzios. A previsão é de ventos de média intensidade. Também está prevista uma frente fria para a terça-feira (16).

Cerimônia de abertura

A Semana de Vela de Ilhabela teve a cerimônia de abertura na noite deste sábado (13) no Race Village, com apresentação da Banda do 8º Distrito Naval da Marinha. Logo em seguida, autoridades como a Prefeita de Ilhabela Gracinha Ferreira e Beto de Mazinho, secretário de Esportes de Ilhabela, estiveram presentes no evento.

Semana de Vela de Ilhabela

Barcos no Canal de São Sebastião esperando a largada
[Ronald Kraag / Divulgação]

Race Village

Além da competição entre os barcos, em terra a programação cultural será intensa durante a Semana de Vela de Ilhabela. O Race Village terá shows de cantores nacionais, como Jair Oliveira, Léo Maia e Max de Castro, que se apresentam nessa segunda-feira (15), às 20h. Outro atrativo são as seis sessões diárias de cinema, também na arena montada na Vila, totalizando 97 ao longo do mês. Confira a programação completa no site de turismo da Prefeitura de Ilhabela.

Semana de Vela de Ilhabela

Centro Histórico com o Race Village.
[Ronald Kraag / Divulgação]

Last modified: julho 14, 2019

.