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Vai fazer cicloturismo? Saiba escolher a bicicleta Ideal

Redação Webventure/ Biking, Destino Aventura

Há um velho lema do cicloturismo que diz que a melhor bicicleta para viajar é aquela que você tem. Isso demonstra a simplicidade do cicloturismo, em que não é necessário um grande investimento inicial para começar na prática. Mas esta regra tem um limite, porque não é indicado fazer qualquer viagem com qualquer bicicleta.

Conforme vamos aumentando a complexidade dos roteiros que escolhemos, também se faz necessário um equipamento mais específico. Isso para não termos dor de cabeça de quebras e manutenções excessivas durante a viagem.

Ter uma bicicleta de boa qualidade evita perrengues. Foto: arquivo pessoal Ter uma bicicleta de boa qualidade evita perrengues. Foto: arquivo pessoal

Partindo em busca da bicicleta ideal, muita gente pensa em importar uma clássica de cicloturismo europeia, porém ela não é apropriada ao tipo de cicloturismo mais comum por aqui, predominantemente em estradas de terra e terreno muito íngreme. Já uma bicicleta tipo mountain-bike clássica também não é indicada para o nosso cicloturismo, por não fornecer o conforto necessário para longas horas de pedal e por dias seguidos.

As estradas de terra no Brasil requerem uma bike diferente das européias. Foto: arquivo pessoal As estradas de terra no Brasil requerem uma bike diferente das européias. Foto: arquivo pessoal

Assim, nós criamos o conceito de “Mountain Touring” para o cicloturismo brasileiro. Ou seja, é uma mountain bike personalizada para viagens de bicicleta em terrenos difíceis.

Habilidade é essencial para o ciclista urbano

Não há uma bicicleta que seja boa para todas as pessoas em todas as ocasiões, pois há uma infinidade de opções de acessórios e ajustes a serem feitos. Porém, observando a nossa bicicleta e da maioria dos viajantes de longa data, vemos vários aspectos em comum que destacaremos aqui. São vários detalhes, mas cada um tem um porquê.

Investir em acessórios não é luxo, mas sim segurança. Foto: arquivo pessoal Investir em acessórios não é luxo, mas sim segurança. Foto: arquivo pessoal

  • Quadro: ideal modelo com furação superior e inferior para adaptação de bagageiro e furação para duas caramanholas

  • Guidão: modelo mais alto para maior conforto

  • Selim: ideal um mais largo e macio que os de competição

  • Suspensão: de boa qualidade para suportar o peso extra da bolsa de guidão e alforje dianteiro

  • Marchas
  • : ideal uma relação mais leve para encarar subidas com a bicicleta carregada
  • Componentes o grupo deve ser de boa qualidade, nem top de linha, nem simples demais

  • Freios tipo V-brake pela facilidade de manutenção

  • Rodas tamanho 26” pela facilidade de encontrar peças de reposição. Com aros de boa qualidade e raios de inox

  • Acessórios espelho retrovisor amplo e plano, descanso lateral reforçado para suportar peso dos alforjes, para-lamas para pneus largos, manoplas e bar ends amplos para melhor apoio, campainha e firma-pés.

    A bike precisa ser resistente para suportar o peso das bolsas e alforges. Foto: arquivo pessoal A bike precisa ser resistente para suportar o peso das bolsas e alforges. Foto: arquivo pessoal

    O planejamento de uma viagem de bicicleta envolve muitos aspectos, como preparação física, escolha da rota, equipamento, etc. A bicicleta é mais um entre eles, mas com certeza é um dos que merecem mais atenção antes da viagem. Uma bicicleta bem pensada e adaptada para viagens elimina uma série de problemas e preocupações durante a jornada.

    Este texto foi escrito por: Eliana Garcia e Rodrigo Telles

    Last modified: junho 10, 2014

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