O uso da bússola no trekking de regularidade


Por Esdras Martins | 20/04/2001 - Atualizada às 11:58

No trekking de regularidade, a bússola é necessária em alguns trechos
No trekking de regularidade, a bússola é necessária em alguns trechos
Foto: Divulgação
1 
Durante um período da prática do Enduro a Pé de regularidade a utilização de bússola nas provas era restrita ou inexistia. Com o desenvolvimento do esporte, os percursos tornaram-se extremamente técnicos e exigem das equipes uma melhor preparação e um trabalho muito organizado do grupo.

No ano de 1997, as provas do Circuito Paulista da modalidade, por exemplo, retornam com a utilização cada vez maior de trechos longos, de matas, de reflorestamento e trilhas e bifurcações, formando um emaranhado de caminhos. Neste momento a utilização de bússolas é cada vez maior.

Um exemplo disto acontece em determinadas provas, que têm trechos em reflorestamento de pinus e eucaliptos, onde é muito difícil desenhar as referências exatamente por serem iguais. Utiliza-se então o recurso de indicar a direção a seguir através de graus, assim as equipes conseguem vencer o trecho, mesmo sem trilha nítida, encontrando uma referência clara no final.

É importante ressaltar que a utilização do instrumento em provas de trekking de regularidade limita-se a seguir a direção estabelecida em graus com leitura direta, bastando verificar onde a agulha indica o Norte, verificando-se então os graus solicitados.

Cada vez mais, com a sofisticação do trekking, com percursos maiores e mais diversificados, teremos mais organizadores utilizando corretamente o instrumento, dando uma maior precisão aos navegadores das equipes, oferecendo a certeza da direção a seguir.

Vale lembrar que a utilização do equipamento em provas de trekking de regularidade refere-se ao local onde se encontra a equipe, seguida a direção, o desenho da planilha volta a ser a referência. Quando temos uma região de mata, reflorestamento de eucaliptos, etc., a planilha pode indicar uma direção constante, até o ponto onde se deseja que a equipe termine o referido trecho.


Esdras Martins


Consultor e colaborador do Webventure desde 1999. Também é fotógrafo profissional, já foi guia de trilhas em países andinos, e hoje é organizador do Campeonato Paulista de Enduro a Pé , Campeonato Brasileiro de Trekking e membro de associações paulistas da modalidade. É um dos principais responsáveis pela criação do esporte e difusão da prática no país.

publicidade




OPORTUNIDADE


PUBLICIDADE


INSCRIÇÕES ONLINE

Apoiamos:
A prática de Esportes de Aventura envolve risco de vida! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.
Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 1997-2012 Webventure LTDA. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.