Foto: Pixabay

Perfil aventura: Tony Hawk, um dos maiores skatistas de todos os tempos

Anthony Frank Hawk, mais conhecido como Tony Hawk nasceu em Carlsbad, no dia 12 de maio de 1968. É um skatista californiano, vencedor de 12 campeonatos mundiais de vertical, três campeonatos mundiais de Street Style e dez X Games. Ele tinha nove anos quando seu irmão mais velho lhe deu um skate de fibra de vidro azul, estilhaçado e arranhado por anos de uso. A primeira vez que Tony pisou e rodou por um beco atrás da casa da família em San Diego, não havia nenhum indício que ele seria o campeão que é hoje e que iria se tornar o skater mais famoso de todos os tempos. Quando chegou no fim do beco, olhou para o irmão e gritou: “Como eu giro?”.

Foto: Reprodução Facebook/jgrantbrittain

Foto: Reprodução Facebook/jgrantbrittain

Ao longo do tempo contou com ajuda do pai que o levava a todas as competições. Com 14 anos tornou-se profissional e foi o pioneiro nas modernas pistas verticais. Em casa possuía sua própria pista de halfpipe, construída por seu pai. Com 16 anos Tony já era o melhor do mundo. Com 17 já havia participado de 103 campeonatos profissionais, saindo vencedor em 73 e ficando em 2º lugar em 19 competições.

Ele conseguiu comprar sua primeira casa antes de se formar. No final dos anos 80 viajou pelo mundo, participando de competições de skate. Em abril de 1990 casou-se com Cindy Dunbar e se mudou para Fallbrook, Califórnia. Tony Hawk, que havia passado por momentos de glória no skate, no início dos anos 90 viu o esporte entrar em crise e teve que vender alguns bens. Em 1992 nasceu Riley, seu primeiro filho. Ao renegociar o financiamento de uma casa, fundou sua empresa de skates, a “Birdhouse Projects”, junto com o amigo Per Welinder. Aos poucos o esporte foi se recuperando e a empresa tornou-se uma das mais bem sucedidas no âmbito internacional. Em 1994 divorciou-se de Cindy.

Participe da 22ª Corrida do Tingui. Clique aqui e inscreva-se!

Mas, quase tão bruscamente quanto baixou, a popularidade do skate subiu aos céus e o falcão tornou-se fênix. Birdhouse cresceu e se tornou uma das maiores e mais conhecidas empresas de skate do mundo e Tony assinou uma ampla gama de acordos de endosso.

Em 1996 casou-se com Erin Lee. Em 1998, ele e sua família criaram uma empresa de roupas de skate para crianças, chamada “Hawk Clothing”. Em 1999 criou juntamente com a Activision, o jogo “Tony Hawk’s Pro Skater” para playstation, que se tornou um recorde de vendas. A série de videogames Tony Hawk tornou-se uma das franquias mais populares da história (e agora superou US $ 1,4 bilhão em vendas). Sua vida nunca mais seria a mesma. Nesse mesmo ano, após 11 tentativas sem sucesso, realizou seu primeiro giro de 90 graus completos, nos X Games, ganhando o Prêmio de Melhor Manobra.

Foto: Facebook/Tony Hawk

Foto: Facebook/Tony Hawk

Em 2001, nasceu Keegan, seu terceiro filho. Logo depois, divorciou-se de Erin. Em 2004, Tony realizou uma série de manobras que cravaram seu nome na história do skate mundial, uma delas é o Mc Hawk, onde o skatista dá 2 voltas de 360 graus completando 720 graus, manobra que ainda hoje é considerada muito difícil. Tony ganhou mais de 80 competições. Foi chamado de “Birdman” (Homem-pássaro).

Em 2002, lançou o “Boom Boom Huckjam”, um circuito que percorreu 30 estádios de várias cidades com a participação dos melhores atletas mundiais de skate, bmx e motocross freestyle. Enquanto os atletas faziam suas manobras, as melhores bandas de punk e hip-hop se apresentavam ao vivo. Em 2006 casou-se com Lhotse Merriam e em 2008 foi pai pela quarta vez.

Entre 2006 e 2007, o Huckjam Tour atuou exclusivamente nos parques da Six Flags, uma das maiores cadeias de parques de diversões dos EUA. Em 2016, aos 48 anos de idade, Tony repetiu um 900 graus, aquele que havia realizado pela primeira vez em 1999 e foi considerado o mais difícil de todas as manobras do skate vertical.

Hoje, suas habilidades de negócios ajudaram a criar uma marca Tony Hawk que inclui uma franquia de videogames de bilhões de dólares, empresas bem-sucedidas, como Birdhouse Skateboards, Hawk Clothing e os artigos e brinquedos esportivos de Tony Hawk Signature Series. Tony aparece regularmente na televisão e nos filmes, bem como no rádio Sirius XM. Sua autobiografia, HAWK-Occupation: Skateboarder foi um best-seller do New York Times e atualmente está disponível em brochuras.

Last modified: novembro 28, 2017

Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.