Foto: Pixabay

Rafting à luz da lua cheia em Brotas rende dose extra de emoção

Eduardo Andreassi/ Rafting e canoagem

Quem já fez garante que a atividade realizada à noite é uma experiência única; a primeira descida noturna deste ano é sábado, dia 19

Se você deseja viver alguns dias de aventura, Brotas é o lugar certo. A capital paulista do ecoturismo oferece inúmeras opções para a prática de esportes de aventura.

Graças ao Rio Jacaré-Pepira, que corta a cidade, Brotas se tornou ponto de encontro daqueles que apreciam esportes de aventura. A apenas 250 km da cidade de São Paulo, você vai encontrar trilhas, diversas cachoeiras e corredeiras perfeitas para a prática de trekking, mountain bike, rapel, canyoning, tirolesa, rafting e bóia-cross.

Tudo isso rodeado de muito verde, que fazem de Brotas um paraíso do ecoturismo. A quantidade de cachoeiras da região se deve à presença de diversas nascentes aliada a cuesta, uma formação geológica bastante particular (um gigantesco manto de basalto sobre uma camada de arenito).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Engana-se, porém, quem imagina que Brotas é destino apenas para viciados em adrenalina. Há atividades para todos os tipos de visitantes – dos que curtem apenas uma leve caminhada aos acostumados a praticar arvorismo em circuitos que exigem músculos de aço.

Não é difícil observar, em meio às turmas de esportistas, famílias se divertindo na terra, na água e no ar.

Rafting de noite – muita emoção sob a luz da lua

Se descer as corredeiras e quedas do Rio Jacaré-Pepira, em Brotas, em bote inflável, durante o dia, já é uma aventura e tanto, imagine essa atividade à noite.  Muitos podem pensar que o rafting noturno é só para os experientes, para os corajosos, mas os instrutores afirmam que qualquer pessoa que curte natureza e adrenalina tem todas as condições de fazê-lo. Eles são unânimes em dizer que a luz da lua refletida na água, o visual do rio e da mata das margens com baixa luminosidade e o som dos bichos aguçam os sentidos, o que faz do rafting noturno uma atividade com doses extras de emoção.

A atividade pode ser feita por qualquer pessoa acima de 1,20m, mesmo que não saiba nadar. O praticante usa, obrigatoriamente, colete salva-vidas e capacete. E, antes de entrar no rio, recebe instruções de como deve se portar durante todo o trajeto para que o passeio seja emocionante e seguro.

Porém, são poucas as oportunidades para esse passeio único em Brotas. É oferecido apenas nas noites de lua cheia, uma vez por mês. A primeira data deste ano é agora dia 19 de janeiro, sábado. Mas as operadoras de rafting da capital do turismo de aventura já têm o calendário de 2019 inteiro. Vale ressaltar que, por questões de segurança, a atividade fica sujeita ao volume de água do rio – é feita medição periódica para liberar ou não a descida dos botes. E, geralmente, é mais procurada no verão e na primavera, quando a temperatura da água está mais agradável.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O rafting no Rio Jacaré-Pepira, em Brotas, é considerado de nível 3 a 4. O percurso do rafting noturno é o mesmo do diurno – entre seis e sete quilômetros – e dura aproximadamente quatro horas (geralmente começa às 19h).

Cada bote inflável desce com um instrutor e até seis turistas. Além de colete salva-vidas e capacete para todos os praticantes, outros equipamentos de segurança são adicionados ao rafting noturno, como lanternas e luz de neon no colete. A equipe de segurança e apoio, que acompanha a descida em botes e caiaques, também é reforçada. Por conta da luminosidade reduzida, principalmente nos trechos em que o rio Jacaré-Pepira é mais fechado pela mata, a descida é mais séria do que a diurna, sem tantas atividades lúdicas.

Calendário Rafting Noturno 2019 – Brotas

Janeiro: 19/01
Fevereiro: 16/02
Março: 23/03
Abril: 20/04
Maio: 18/05
Junho: 15/06
Julho: 13/07
Agosto: 17/08
Setembro: 14/09
Outubro: 12/10
Novembro: 09/11
Dezembro: 14/12

Last modified: janeiro 21, 2019

Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Jornalista e fotojornalista, trabalha também com Comunicação e Assessoria de Imprensa, sendo que parte do tempo trabalha no Brasil e outra na Itália, onde tem parceria com o Governo da Toscana. Trabalha com Fotografia/Jornalismo/Comunicação - desenvolve um trabalho sobre Turismo – regiões, parques, atrações, hotelaria, gastronomia local, festas populares e demais assuntos relacionados, praticando acervos fotográficos ou pautando, cobrindo e divulgando nos portais e jornais. Atualmente tem como parceiros as Lojas Mundo Terra