car on muddy road

Qual a diferença entre 4×2 e 4×4?

Daniel Krutman/ Dakar, Vida ao Ar Livre

Entenda a diferença na tração dos veículos

Foto: FotoliaFoto: Fotolia

Dúvida: Qual a diferença entre um 4×2 e um 4×4, e quando eu uso um ou outro?

Resposta: A diferença entre eles está na tração da potência do motor às rodas do carro. Veículos 4×2 são carros de quatro rodas com tração em duas rodas somente (dianteira, mais frequente, ou traseira). Isto reflete na segurança do veículo e na capacidade de subir ladeiras sem aderência no caso de terra ou lama.

No quesito segurança: a tração dianteira é a mais segura, já que há mais controle do carro em caso de derrapagens. A tração dianteira é menos eficiente para subir ladeiras com pouca aderência em relação à traseira, pois o peso do carro ajuda a segurar mais as rodas de trás, aumentando a sua pressão ao solo. Até por isto que alguns motoristas tentam subir ladeiras de marcha a ré, quando o carro tem tração dianteira.

Veículos 4×4 são carros de quatro rodas e tração em todas elas. Isso dá mais segurança na pilotagem e o carro fica mais na “mão”, ou seja, tem a tendência de sair de frente. No limite da aderência é o mais seguro, mas para isto se paga um valor mais alto na compra e os percursos ficam mais fáceis de serem vencidos, mesmo em condições precárias de aderência.

Resposta concedida por André Azevedo, piloto do caminhão da Equipe Petrobras Lubrax. Começou a pilotar em 1976, no Motocross. Em ralis, já competiu em motos, carros e caminhões. Venceu quatro vezes o Rally dos Sertões e já foi vice-campeão do Dakar, em 2003, além de acumular diversos títulos em provas nacionais. Foi o primeiro piloto sul-americano a terminar um Dakar, em 1991.

Originalmente publicada em 27 de setembro de 2009.

Last modified: fevereiro 24, 2017

Daniel Krutman
Daniel Krutman
Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.