Foto: Pixabay

Picapeiros: quer entrar na trilha com esta turma?

Redação Webventure/ Destino Aventura, Offroad, Outros

Muita poeira garante o espírito off-road mesmo num passeio. (foto: Renato Cukier)
Muita poeira garante o espírito off-road mesmo num passeio. (foto: Renato Cukier)

O próximo encontro de picapeiros já está marcado. Será no dia 12 de maio, em Jaguariúna (SP). Que tal entrar na trilha com esta turma? Segurança e diversão são os quesitos principais dos eventos do clube. Para participar é preciso ter uma picape, de qualquer marca. Mas nada de sair acelerando ou pensando em usar e abusar daqueles equipamentos novinhos comprados nas lojas, como o guincho. “O objetivo é dar uma noção de off-road para quem está começando e realizar um passeio mesmo, onde muitas vezes podem ir crianças”, explica Cláudio Xavier Costa, o Poca, responsável pelo levantamento das trilhas do evento desde o ano passado.

Mesmo em terra, as regras nacionais de trânsito são obedecidas sem exceção. “Cinto de segurança, permanecer dentro do carro e principalmente observar a regulamentação nas áreas de asfalto são fundamentais”, completa Fábio Fernandez, um dos líderes de comboio nas trilhas dos picapeiros. A bordo de uma Ford Ranger, ele ´puxa´ cerca de 20 outros veículos, controlando a velocidade (a média, na terra, e de 20km/h) e o espaçamento entre os carros.

A adrenalina é controlada não só pela segurança dos participantes como para garantir a conservação dos veículos. “No ano passado, como havia chovido, chegamos a abortar um trecho de trilha para não estragar os carros. Vale ter este cuidado”, explica Fábio.

E se quebrar? Pelo menos um carro de apoio fica à disposição dos organizadores para socorrer algum problema mecânico de veículo ou mau súbito dos participantes. “Por tudo isso que a gente gosta de participar. Não tem tanta radicalidade, mas é um passeio divertido, você sai da cidade para fazer algo diferente. Vale a pena”, ressalta a picapeira Patrícia Okamoto, que participou pela primeira vez de um encontro em 2000 e voltou no último sábado.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: abril 21, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure