Happy young traveler woman backpacker raised arm up to sky enjoying a beautiful of nature at top of mountain and sea view,Freedom wanderlust concept.

Pelos horizontes do Brasil: 9 eventos de turismo esportivo

Conheça esses 9 eventos que unem as mais belas paisagens nacionais com esportes radicais na nossa seleção dos melhores eventos de turismo esportivo.

Pegue sua bússola e mapa e vêm se aventurar no turismo esportivo | Foto: Franco Visintainer / Fotolia

Pegue sua bússola e mapa e vêm se aventurar no turismo esportivo | Foto: Franco Visintainer / Fotolia

“Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá” . Como Gonçalves Dias já cantava no período Imperial, nosso Brasil tem mais estrelas, flores, vidas, e mais lugares para turismo esportivo. Conseguir combinar viagens para lugares paradisíacos, conhecer um pouquinho mais do nosso país e ainda se desafiar numa corrida, trekking ou canoagem. O turismo esportivo, além dos grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, vem crescendo em nosso território. Esporte e turismo aqui é muito mais que futebol e praias, por mais que sejamos apaixonados por ambos. Afim de conhecer ainda mais nossos horizontes e experimentar diferentes modalidades esportivas, eventos do gênero nascem para nos fazer trilhar novas rotas. 

Nossa seleção de eventos tem um pouquinho dos quatro cantos dessa terra maravilhosa. De norte à sul, passando pela areia, rocha, lama, charco e as mais diversas vegetações, você pode escolher a modalidade e um novo pedacinho de Brasil para desbravar. Vamos nos aventurar juntos?

Andre e Bruno do "Larguei tudo e fui" palaestrarão no evento | Foto: Andrea Dallevo

Andrea e Bruno do “Larguei tudo e fui” palestrarão no evento | Foto: Andrea Dallevo

17º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura

Para quem quer um mergulho no mundo do Cicloturismo esse evento tem 4 dias intensos em Campos do Jordão com oficinas e palestras sobre bikes. Os participantes terão oficinas sobre transporte de bicicletas e montagem de acampamento, palestras com ciclistas que largaram tudo e vivem sua paixão pela viagem e pelo esporte: tem gente que atravessou o Brasil, que cruzou o Oriente Médio, as América e o globo. Mas é claro que os ciclistas terão muitas trilhas para aproveitar a linda paisagem outonal do interiorana, já que o Espaço das Araucárias fica na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. A organização  propõe dez caminhos mapeados detalhadamente de acordo com níveis altimétricos, sendo que o participante pode escolher a distância (que fica entre 5km a 40km) e optar por realizar quando quiser ou seguir a programação e fazer em grupo com os condutores do evento. Num clima de muita confraternização, iniciantes e experientes são convidados para o encontro de cicloturismo.

O La Sfida Vinhos tem o gostinho italiano | Foto: Antonio Gravante / Fotolia

O La Sfida Vinhos tem o gostinho italiano | Foto: Antonio Gravante / Fotolia

La Sfida Vinhos 2018

A família La Sfida une a paisagem da serra gaúcha, corrida e um gostinho italiano. A programação dos três dias é formada pela corrida matinal, que você pode escolher entre as cidades de Garibaldi no dia 22, Pinto Bandeira, 23, e Bento Gonçalves no último dia, ou participar de todas. No trajeto, você percorrerá vinhedos, riachos, pedras e o relevo das serras. O pacote vem com o kit corrida para as distâncias escolhidas. Depois da corrida, os participantes podem se deliciar com um café da manhã com gostinho da terra da mama. O restante do dia é idealizado para turistar muito nas três cidades com sua arquitetura, saborear sua gastronomia tipicamente italiana, conhecer o Vale dos Vinhedos, turistar pelas Casas de Especiarias locais, fazer um curso de degustação de vinhos ou um passeio de Maria Fumaça. O La Sfida Vinhos propõe um final de semana de tranquilidade, beleza e esporte.

Se imagine correndo nessa paisagem maravilhosa? Imaginou? Você pode! | Foto: RonaldoMelo / Fotolia

Se imagine correndo nessa paisagem maravilhosa? Imaginou? Você pode! | Foto: RonaldoMelo / Fotolia

Corridas de Montanha – Etapa Lençóis Maranhenses

Para quem gosta de percursos na praia e o clima nordestino, a corrida endurance nos lençóis maranhenses é para você. Os participantes podem escolher entre as distâncias curto 8k, médio 12k e longo 42k para percorrer no dia 23 de junho. O local da prova que é de encher os olhos: os lençóis proporcionam uma vista maravilhosa na cidade de Barreirinhas. Com aquele gostinho caiçara, a cidade pequena tem as belas praias maranhenses, as lagoas Bonita e Azul. Além de participar da prova, você pode praticar surf, windsurf, kitesurf, canoagem, caiaque, stand-up paddle ou andar à cavalo nas dunas. Para uma experiência mais completa, que tal sobrevoar os lençóis num passeio aéreo. Pegue sua canga, seu tênis de corrida e óculos de sol e vamos para o Maranhão!

Você pode participar da corrida no Parque Nacional da Foz e depois chegar pertinho das cataratas no passeio de bote. | Foto: elleonzebon / Fotolia

Você pode participar da corrida no Parque Nacional da Foz e depois chegar pertinho das cataratas no passeio de bote. | Foto: elleonzebon / Fotolia

Cataratas Trail Run Series – Etapa Foz do Iguaçu

O circuito dessa prova é montado em torno do Parque Nacional do Iguaçu com opções de 6km ou 12km, individual, em dupla ou equipe. Corredores poderão conhecer as estradas de terra e trilhas tendo o maior contato possível com a natureza numa prova de nível moderado.  Foz une o melhor dos três mundos: você pode fazer compras no Paraguai, conhecer a catarata hermana, experimentar um pouquinho da culinária Argentina e mergulhar nas belezas da cidade nacional. Além da natureza na trilha e de obrigatoriamente conhecer as cataratas (de cima ou de bote). No Brasil, visitar o Vale dos Dinossauros ou Museu de Cera são programas certos para toda a família. Tem o Templo Budista, os parques da cidade, e a rica mistura latina no ar de Foz do Iguaçu.

Corra num trajeto histórico | Foto: Daniel Cerqueira / Reprodução Facebook

Corra num trajeto histórico | Foto: Daniel Cerqueira / Reprodução Facebook

Meia Maratona Estrada Real

A Estrada Real tem sua história no Ciclo do Ouro do Brasil Colônia. A família real precisava de caminhos oficiais para o percurso de ouro e diamantes das minas no interior até os portos no Rio de Janeiro.  Esses caminhos que a coroa legitimou ficaram conhecidos como Estrada Real. Quatro séculos depois eles viraram rotas turística de paisagens naturais lindas e cidades históricas. A Meia Maratona Estrada Real passa pelo município de Ouro Branco, onde corredores podem conhecer 21km, 10km ou 5km. O percurso que faz parte do Caminho Novo passa pelo Parque Estadual Serra de Ouro Branco que foi reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO. No kit do corredor, além dos itens básicos como camiseta, nº de inscrição e chip de tempo, os participantes recebem um vale jantar de massas que acontecerá na noite anterior à corrida. A cidade mineira é passeio ideal para quem quer conhecer a história local. Turistas podem conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio repleta de pinturas barrocas, Insólita Casa de Artes, Cachoeira de Itatiaia e conhecer o Hotel Fazenda Pé do Morro, sede da corrida.

Se apaixone por esse pedacinho de paraíso na terra e pratique sua muitas modalidades de esporte.| Foto: Kais Ismail / Fotolia

Se apaixone por esse pedacinho de paraíso na terra e pratique sua muitas modalidades de esporte.| Foto: Kais Ismail / Fotolia

Corrida e Travessia de Sant’ Anna Búzios 2018

Imagine um duathlon em Búzios, onde você pode correr por suas lindas praias e nadar pelo seu mar enquanto participa de prova. A cidade que nunca saiu de moda e um dos maiores hits na alta temporada, sedia a Corrida e Travessia de Sant’Anna onde atletas e crianças podem se desafiar na Praia dos Ossos. A península tem mais de 20 praias belíssimas para visitar na sua viagem. A noite da vila de pescadores é agitada e você pode praticar esportes praianos durante o dia. Caminhar pela Rua das Pedras, fazer um passeio de barco ou um mergulho no seu mar cristalino. Acho que já te demos motivos suficientes para se inscrever nessa prova e ir para Búzios.

Conheça o sul de Minas num passeio de balão | Foto: Lucio / Fotolia

Conheça o sul de Minas num passeio de balão | Foto: Lucio / Fotolia

Caminho dos Anjos

Começando no dia 27 de julho, a caminhada tem a duração de dez dias e nove noites, enquanto o mountain bike de cinco dias e quatro noites num trajeto circular que passa pelas cidades do sul mineiro: São Lourenço, Virgínia, Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Caxambu e Soledade. O kit inclui pernoites em hotéis e pousadas com café da manhã e jantares inclusos. O percurso passa por vales, rios, estradas de terra e trilhas, cachoeiras incentivando a sustentabilidade diante a natureza maravilhosa do trajeto. Além do contato com o meio ambiente,  os participantes poderão ter o gostinho da cultura e culinária mineira. Fazer um vôo de balão, ir no Pesque Chico para pescar, apreciar o maior acervo de Salvador Dalí do Brasil na cidade de São Lourenço, conhecer as cachoeiras de Passa Quatro, fazer um passeio de trem, conhecer a cachaça louca ou etc.

Prova Kids de Canoagem do Adventure Camp | Foto: Divulgação

Prova Kids de Canoagem no rio Itatinga do Adventure Camp | Foto: Divulgação

2º Etapa Adventure Camp – Corrida de Aventura

O evento mais democrático de todos para quem gosta de canoagem, trekking, mountain bike e técnicas verticais, para qualquer tipo de praticante, desde iniciante à profissionais, incluindo crianças. A organização do evento tem um cuidado especial para as diferentes categorias de competidores, para que o principiante se divirta e consiga desenvolver novas técnicas e que o experiente possam se desafiar na prova. O Adventure Camp conta ainda com a Escola de Aventura no primeiro dia, que oferece aulas teóricas e práticas para quem quer aprender as modalidades. As provas são realizadas em quartetos, duplas ou solo nas distâncias de 50km ou 30km em um trajeto que cruza o Parque das Neblinas em Mogi das Cruzes, percorrendo o rio Itatinga, tem a deslumbrante vista da Serra do Mar, no meio da maior faixa de Mata Atlântica preservada do país. Num passeio que estimula a consciência ambiental na reserva,  participantes ainda podem optar por conhecer as cidades de Mogi das Cruzes ou Bertioga, optando por ter a serenidade do mar ou a tranquilidade do campo.

O Hotel Village Le Canton é lindo e cenário da largada da corrida | Foto: Le Canton

O Hotel Village Le Canton é lindo e cenário da largada da corrida | Foto: Le Canton

Camelback Mountain Race 2018

Essa prova que está na terceira edição se mostra o trail run perfeito. Situado em Teresópolis, interior fluminense, você viverá a experiência completa do trail cruzando todos as variedades de terreno: lama, pasto, mata fechada, charco, estrada de paralelepípedo, declives e aclives.  Nas opções 6km, 12km e 18km, iniciantes e quem já é velho no esporte podem competir e se levar ao máximo de desafio. O percurso começa e termina no Hotel Village Le Canton que já é lindissímo por si só e percorre a Serra dos Órgãos. Essa prova ainda tem o selo de qualidade do Mauro Chasilew, ultramaratonista que provou os percursos e avaliou como uma prova divertida e desafiadora. Depois o corredor pode saborear a cidade de Teresopólis, que tem sua arquitetura que remonta ao Período Imperial, onde podemos conhecer o Castelo Montebello e o Palacete Granado. Se a família real se encantou com as belezas naturais você também irá. O famoso pico Dedo de Deus fica na Serra dos Órgãos perto do município é uma oportunidade para conhecer ou até mesmo escalar.

Last modified: maio 16, 2018

Larissa Santos
Larissa Santos
Pseudo jornalista da ECA-USP. Meus amigos costumam dizer que sou criativa e uma explosão sentimental. Eles também reclamam de ser atrasada, mas juro que vou melhorar. Mirei em cultura e vim parar em esportes, mas tá tudo bem, eu amo escrever sobre tudo.