Foto: Claudney Neves

Conheça a Pedra Bonita, no Parque Nacional da Tijuca

Foto: Claudney Neves

Foto: Claudney Neves

A Pedra Bonita fica dentro da cidade, faz parte do Parque Nacional da Tijuca, pode ser trilhada, escalada e tem rampa de voo livre. O lugar é uma das muitas maravilhas imperdíveis cariocas! Tem um dos maiores cumes do Rio e uma vista de tirar o fôlego!

A capital carioca oferece um grande número de montanhas fáceis de serem alcançadas devido a sua proximidade à área urbana. Um jeito especial de admirar o Rio é das alturas, nada melhor para prestigiar esta maravilha de cidade cheia de boas opções para quem tem espírito aventureiro. 

Pedra da Gávea (842m), Corcovado (704m), Pedra Bonita (696m), Agulhinha da Gávea (611m), Bico do Papagaio (975m), Pico da Tijuca (1.021m) o maior da região, e por aí vai, uma infinidade de caminhadas e escaladas para todos os níveis de dificuldade. O Parque Nacional da Tijuca, com 3.200 hectares, é considerado a atual maior floresta urbana do mundo. Fruto de um reflorestamento do qual o responsável foi major Manuel Gomes Archer processo este que, durou 13 anos, a partir de 1862, por motivo da extração de madeiras e carvão, atividades canavieiras e cafeeiras, foram cerca de 80 mil mudas oriundas de Mata Atlântica, entre jequitibás, jacarandás e sapucaias.

Nesta densa Floresta  de mata Atlântica já foram catalogadas mais de 800 espécies de plantas, jaqueiras, ipês-amarelos, nogueiras, eucaliptos, orquídeas e vários jacarandás. Mais de 200 animais e aves, entre eles: cutias, quatis, macaco-prego, guaxinins, são sabiás, tangarás-verdadeiros e outros. O Parque oferece uma infra-estrutura com restaurantes, banheiros, auditório, sinalização, lagoas, cachoeiras, trilhas, lugares para escalada, centro de visitantes e até ruas internas asfaltadas.

Foto: Claudney Neves

Foto: Claudney Neves

Além das belezas naturais, lá também se encontram várias construções históricas. Assim como a antiga casa do Barão de Taunay, toda reformada, a Capela Mayrink construída em 1850 e reformada na década de 40, a Vista Chinesa, um pavilhão construído em estilo oriental em 1930 ou a Mesa do Imperador, utilizada por D. Pedro I como local para almoços campestres.

Uma caminhada leve com estacionamento próximo ao início da trilha é a da Pedra Bonita (696m), claro que o “básico indispensável” não deve sair da mochila do aventureiro: lanche, água, filtro solar, agasalho e/ou blusa reserva, lanterna, boné e repelente.

O acesso é pela Estrada das Canoas (ligação de São Conrado com o Alto da Boavista) na rampa de asa delta. O movimento nos finais de semana é grande devido ao número de turistas aventureiros. Caminhar até a Pedra Bonita leva cerca de 30 minutos de subida. A trilha é bem demarcada e com bastante vegetação preservada, do cume a vista da cidade é uma beleza: Agulhinha da Gávea, Pedra da Gávea, Zona Sul e as praias da Barra e de São Conrado.

Vale a pena aproveitar a viagem, e fazer também, a caminhada da Agulhinha da Gávea (611m). O início da aventura fica em frente à trilha da Pedra Bonita. É uma caminhada leve, que dura aproximadamente 30 minutos de subida também.

Para os que depois de toda esta andança ainda estiverem em busca de fortes emoções. Uma excelente pedida é voar de asa delta ou de párapente e com um pouco de sorte, se o vento colaborar, ficar um bom tempo curtindo a brisa e o visual bem pertinho das nuvens. O pouso é na Praia do Pepino, em São Conrado e com direito a água de coco e mergulho na praia que ninguém é de ferro!

+ Inscreva-se para o L’Étape Brasil by Le Tour de France 2018!

Quem guia:

Para escalar ou trilhar a Pedra Bonita:

André Kuhner (guia da AGUIPERJ)

Tel.: (21) 996.375.078

Voar de Asa Delta

Paulão

Tel.: (21) 999.845.643

Last modified: agosto 21, 2018

Gabriela Saliba
Gabriela Saliba
É montanhista desde 1993, formada em fisioterapia, responsável pela marca Flor no Tacho de culinária saudável. Foi colaboradora de diversas revistas e sites de ecoturismo: Eco2000, Osite, 360 graus, Geosfera Air, Ecoturismo, Néz Adventure, Ecoaventura, Vizoo, Aventura & Ação, Aloha, Ativa. Apresentou o quadro “PARTIU!” no programa STADIUM da TVE-BRASIL onde apresentava os principais points de escalada do Brasil, acompanhada pelos escaladores de maior evidência na época. Seu foco principal é escrever sobre montanhismo e práticas para uma vida outdoor mais saudável. Contato: gabrielafsaliba@gmail.com