Alongamento ajuda na prevenção de lesões
Foto: Divulgação
Coluna é pode sofrer fortes impactos
Foto: Divulgação/ Boogie
Treinamento específico
Foto: Divulgação
A coluna vertebral por meio de suas estruturas (ossos, articulações, músculos, ligamentos e os discos intervertebrais), age no suporte de seu corpo sob a ação da força da gravidade no intuito de manter o corpo ereto.
A coluna cervical é responsável pela sustentação da cabeça. As lesões nesta região estão relacionadas à sua fragilidade principalmente durante sua exposição aos traumas. Traumas estes que podem ser a impactos, onde a cabeça pode ser lateralizada subitamente ou em movimento de “chicote” no caso de uma freada forte em um carro, por exemplo.
Já na coluna torácica é um segmento do esqueleto adaptado para promover a estabilização e sustentação do tronco e sustentação da região cervical. Lesões da coluna torácica são raras nos atletas. Na maioria das vezes elas ocorrem nos esportes com alta velocidade e impacto. Entre as lesões mais freqüentes temos as dos tecidos moles, hérnia de disco e as fraturas vertebrais.
No caso do paraquedismo, devido à força que o paraquedas exerce no momento de sua abertura e no pouso (que às vezes pode chegar a 100km/h), causa um impacto muito grande nesse segmento corporal. Outra articulação muito envolvida no paraquedismo, principalmente no pouso, é o joelho, que em conjunto com a musculatura da perna, tem que absorver o impacto no momento em que os pés tocam o solo.
Um bom treinamento antes dos saltos, treinar a biomecânica do pouso, um bom trabalho de fortalecimento e alongamento muscular ajudará e muito na absorção dos impactos.
Alongar e fortalecer a musculatura paravertebral, dando assim maior estabilidade à coluna cervical.
Não podemos deixar de citar também os traumas por não abertura do paraquedas ou até mesmo quando há o impacto com algum objeto (carro, arvore, prédio e até uma batida em algum muro).
Colaborou neste artigo Ricardo Neves (www.rickneves.com.br).
David Homsi
Fisioterapeuta da Equipe de Medicina Esportiva Clínica Dr.Osmar de Oliveira, formado na Universidade de Ribeirão Preto, (2000), Especialista em Fisioterapia Músculo-Esquelética e Esportiva. Ministrou cursos e palestras em diversas Universidades e Congressos no Brasil, relacionados a Fisioterapia Esportiva. Professor da Pós-Graduação em Reabilitação Esportiva das Faculdades Gammon. Especialista em Fisioterapia Esportiva pela SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva). Mestrando em Ciências da Reabilitação. www.davidhomsi.com.br