Há exatos 19 anos nascia o Portal Webventure, inicialmente como o hobby de dois amigos de infância Renato Cukier e André Chaco. A ideia era produzir conteúdo sobre escalada esportiva, esporte praticado pela dupla, com fotos, textos e até coberturas ao vivo utilizando conexões discadas e uma antiga câmera Mavica.

Algumas versões das homes do Portal. Foto: reprodução Algumas versões das homes do Portal. Foto: reprodução

Ao longo dos anos o Portal foi se estruturando como um veículo de comunicação e deixou de ser um passatempo para se tornar o ganha pão de Cukier e Chaco. Novos esportes foram agregados ao conteúdo, a equipe passou a contar com jornalistas, publicitários, programadores, designers, entre outros e se consolidou como uma empresa de referência.

Logo o Webventure passou a ser o ponto de encontro de escaladores, corredores de aventura, mergulhadores, pilotos e navegadores de rally, entre outros aventureiros, numa época em que o mercado prosperava. Nessa mesma época noticiávamos os resultados das principais competições, sempre de olho nos atletas que despontavam no cenário nacional e internacional.

Antiga equipe do Webventure. Foto: arquivo Webventure Antiga equipe do Webventure. Foto: arquivo Webventure

Com o passar dos anos foram surgindo sites e blogs específicos de cada modalidade e o Webventure deixou de ser um agregador de conteúdo para esse público. Tivemos que nos reinventar, buscar outros nichos de mercado e conquistar novos leitores.

Hoje nos apresentamos com um Portal que leva ao público o lifestyle da aventura, com dicas de viagens pelo Brasil e pelo mundo, equipamentos, sugestões de livros e filmes, além de blogueiros e colunistas que nos ajudam a desbravar esse mundo do ecoturismo. Mas não abandonamos totalmente nossa antiga missão e anualmente damos destaque para o Rally dos Sertões e Dakar, dois importantes eventos de offroad.

Renato e André levando a bandeira do site em suas aventuras. Foto: arquivo Webventure Renato e André levando a bandeira do site em suas aventuras. Foto: arquivo Webventure

Desde a metade de 2015 estamos ligados diretamente à agência de soluções fotográficas Fotop, empresa que surgiu do desmembramento da área de fotos do portal. Além disso, também temos o apoio do Ticket Agora para as inscrições online de eventos.

Enquanto o mercado muda rapidamente, vamos tentando nos adaptar às necessidades do público, ao mesmo tempo em que buscamos novidades e diferenciais. E que venham mais desafios para a cada ano aumentarmos o número de velinhas em nosso bolo de aniversário.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Last modified: janeiro 28, 2016

Redação Webventure
Redação Webventure