Antes da largada desta quarta-feira, alguns dos principais nomes do rali mundial falaram sobre a etapa portuguesa do Dakar Series. Com a confirmação das equipes de fábrica da Volkswagen, BMW, Mitsubishi, KTM e Honda, estrelas como Carlos Sainz (VW Race Touareg 2), Nani Roma (Mitsubishi Pajero Evo), Guerlain Chicherit (BMW X3) e Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero Evo) dominam a cena em Lisboa.
“Estão todos os bandidos aqui”, brincou Carlos Sainz. “Vamos ter uma prova aberta, porque todos querem a vitória. Será difícil, já que as pistas portuguesas são estreitas, fator que complica a adaptação destes largos carros”, completou Sainz.
O piloto espanhol ainda aproveitou a oportunidade para falar sobre o Dakar 2009, que será entre a Argentina e o Chile. “Vamos ter um público entusiasta. Na Argentina há uma grande paixão pelo esporte motorizado e em particular pelos ralis, mas a grande questão é saber como a organização vai conseguir colocar a prova de pé e qual a cobertura mediática que ela terá.”
Uma lenda da modalidade, o francês Stéphane Peterhansel prevê dificuldades para a etapa portuguesa do Dakar Series. “Estamos preparando o novo carro, no qual depositamos muita confiança e que será a nossa arma no futuro. Esta vai ser a última prova deste modelo - Mitsubishi Pajero Evo.”
Já a equipe BMW mostra confiança na busca pelo lugar mais alto do pódio. “Mesmo com uma concorrência de altíssima qualidade, acredito que podemos fazer bonito e conquistar um excelente resultado”, disse Guerlain Chicherit (BMW X3).
A largada da prova será nesta quarta-feira, sendo a primeira etapa entre Lisboa e Castelo Branco. Neste primeiro dia os competidores percorrerão 384 quilômetros.