Notícias

Coluna do Deco: Entenda as mudanças nas provas brasileiras de rali cross-country em 2009


Por Deco Muniz | 16/02/2009 - Atualizada às 12:20

Unificação marca as etapas do ano
Unificação marca as etapas do ano
Foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br
1  2  3 
Na última quinta-feira (12), aconteceu o briefing do 3º Rally de Barretos, prova que abre a temporada 2009 do Cross-country Brasileiro. A prova acontece entre os dias 13 e 15 de março e deve ter um grid bastante significativo.

A temporada deste ano promete. Várias serão as novidades e todas elas muito positivas. A mais importante de todas, que acredito ser o grande diferencial para os principais campeonatos, é a unificação dos regulamentos técnicos para o Brasileiro, Mitsubishi Cup e Paulista de Cross-country.

O regulamento foi revisto, sempre com a participação de pilotos, navegadores, preparadores e organizadores de provas. Uma forma muito democrática de se fazer rali. Foi adequado o quesito penalizações (os tempos de penal) para tentar deixar o regulamento mais justo.

As categorias continuam as mesmas, mas agora com os nomes padronizados: Protótipo-T1, Superproduction, Production-T2 e Caminhões. Para o Paulista, teremos ainda a categoria Força Livre.

Foram realizadas pequenas alterações técnicas visando equilibrar e baratear a Production-T2, como a permissão de algumas peças de fibra, entre outros. Para os veículos Tr4-R e L200-R, não será necessário o uso de restritor.

Para os veículos Tr4-R e L200-RS, valerá o regulamento técnico da Mitsubishi Cup. Desta forma, cada competidor terá seu veículo sempre pronto e dentro dos mesmos padrões, independente do campeonato que vá participar.

Outro ponto importante foi a padronização dos percursos. Para provas em linha, cada dia deverá ter, no mínimo, 100 quilômetros de especiais. No caso de se repetir a mesma especial (mesmo sentido) ela deverá ter, no mínimo, 60 km, totalizando assim 120 km, e o comprimento mínimo de uma especial deve ser de 50 km e, neste caso, serão três voltas, com a terceira obrigatoriamente em sentido inverso.

Campeonato Brasileiro - O Brasileiro de Cross-country já tem cinco provas confirmadas e ainda temos a possibilidade do Sertões Experience também pontuar para o campeonato.

Da mesma forma, como foi no Paulista no ano passado, no Brasileiro deste ano, cada dia de prova valerá como uma etapa do campeonato:

  • Março: Rally de Barretos (SP) - 2 etapas (válidas também pelo Paulista)
  • Abril: RN 1500 (RN) - 4 etapas
  • Junho: Sertões Experience (GO) - 3 etapas (a confirmar)
  • Setembro: Rally da Independência (PR ou MG) - 2 etapas
  • Outubro: Rally dos Bandeirantes (SP) - 3 etapas (válidas também pelo Paulista)
  • Dezembro: Rally dos Amigos (SP) - 1 etapa

    O maior rali monomarca do Brasil também promete uma temporada forte e muito competitiva. A Mitsubishi Cup terá sete etapas entre abril e novembro, passando pelos estados de São Paulo (4 etapas), Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

    A grande novidade da montadora japonesa é a estréia da categoria Triton, um carro totalmente novo e que vai ser a estrela do campeonato. Diferentemente das outras categorias, na Triton os carros não são de propriedade dos pilotos. A montadora vai locar os carros a cada etapa, num pacote que inclui apoio mecânico, transporte e a garantia mecânica de vários componentes.

    Com isso todos correm em condições de igualdade, os treinos serão permitidos apenas nas sextas na véspera da prova. As disputas devem ser muito acirradas.

    A temporada promete.


  • Deco Muniz


    Navegador e organizador de ralis, começou a navegar em provas off-road em 1998. É organizador do paulista de rali cross-country e da Copa Troller. Participou de diversas edições do Rally dos Sertões e de várias provas nacionais de ralis cross-country.

    Comentários: (0)  |  Comentar  |  Enviar por email  |  Imprimir  |  Comunicar Erros
    publicidade




    OPORTUNIDADE


    PUBLICIDADE


    INSCRIÇÕES ONLINE

    A prática de Esportes de Aventura envolve risco de vida! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.
    Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
    Copyright© 1997-2012 Webventure LTDA. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.