Notícias

Um pouco das montanhas nos Alpes


Por Helena Coelho | 24/10/2002 - Atualizada às 12:17

Visual das trilhas em Zermatt, na Suíça.
Visual das trilhas em Zermatt, na Suíça.
Foto: Helena Coelho
1  2  3 
Viajar quando se tem o objetivo de escalar alguma montanha é sempre gratificante. Ainda mais quando você pode encontrar lá amigos que não vê há algum tempo. Foi isso que aconteceu no mês de setembro passado, quando aproveitamos que o Paulo foi apresentar um trabalho científico num congresso na Alemanha. Passamos duas semanas em Zermatt, Suíça, um verdadeiro paraíso para quem gosta da vida em montanha.

Ainda havia muitos esquiadores e snowborders na parte alta das montanhas, muitos caminhantes de todas as idades nas mais variadas trilhas e muitos escaladores ávidos por subir alguma montanha nevada com mais de 4 mil metros de altitude.

Um verão que choveu demais, fazendo os donos de lojas, hotéis, etc, reclamarem de que a temporada não foi boa. Não que não estivessem cheios os restaurantes, os trens, os teleféricos. Mas, devido o mau tempo, a multidão estava menos numerosa.

Os amigos - Nós contribuímos para aumentar o número de turistas em Zermatt. Fomos nós dois daqui e marcamos um encontro com antigos amigos, brasileiros ou não, que vivem agora na Europa. Estavam lá o Klaus - alemão nascido na Bahia, a Annette, a Andrea Mattos - que foi a primeira pessoa do Brasil a chegar no cume do Monte Huascarán, no Peru, e isso foi em 1988 -, o Ozzi, o Rafaello. É demais, não?

Bom, esses amigos todos pertencem ao CAI - Clube Andino Independente - que foi fundado pela turma, uns anos atrás, cansada da comercialização da montanha. E, no final da nossa temporada, ainda encontramos, por acaso, o Pedro, um dos bons montanhistas do Rio, que também estava lá para escalar.

Helena Coelho


Helena Coelho, colunista do Webventure, é guia de trekking e escalada há mais de 30 anos em montanhas do Brasil e do mundo. Escalou os mais altos cumes dos Andes, o Mont Blanc e o Elbrus (Europa), o Kilimanjaro (África) e o McKinley (América do Norte). Foi a primeira mulher brasileira a trabalhar na Antártica como alpinista de apoio ao Programa Antártico Brasileiro. Participou de várias escaladas na Cordilheira do Himalaia, chegando a 8.400 metros de altitude do Everest (que tem 8.848) sem o uso de cilindros de oxigênio e sem o auxílio de sherpas. Helena e seu marido Paulo Coelho têm o apoio de Curtlo e Sportslab.

Comentários: (0)  |  Comentar  |  Enviar por email  |  Imprimir  |  Comunicar Erros
publicidade




OPORTUNIDADE


PUBLICIDADE


INSCRIÇÕES ONLINE

A prática de Esportes de Aventura envolve risco de vida! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.
Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
Copyright© 1997-2012 Webventure LTDA. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.