Notícias

Conheça alguns termos regionais de Roraima e da cultura amazônica


Por Alexandre Koda | 01/02/2010 - Atualizada às 10:03

O Bacurau é um pássaro em extinsão e também designa os vigias noturnos que cuidam das canoas
O Bacurau é um pássaro em extinsão e também designa os vigias noturnos que cuidam das canoas
Foto: Papa Goiaba/ Licença Creative Commons
1  2  3  4 
O Brasil é um país com proporções quase continentais, o que o deixa com uma diversidade muito grande de culturas. Na região de Roraima, por exemplo, a influência indígena é clara nas palavras, nas expressões e na rotina da capital Boa Vista e das cidades interioranas. Confira a seguir uma lista com alguns termos usados pela população local.

  • Cutião - Indivíduo que abandonou a vida em sociedade na cidade grande e foi morar sozinho, isolado de tudo e de todos. A expressão tem origem no roedor Cutia, um mamífero de hábitos solitários.


  • Preá - Termo contrário ao Cutião, refere-se ao indivíduo que tem muitos filhos. A origem está no roedor sul-americano que se reproduz com facilidade e pode ter várias ninhadas num mesmo ano.


  • Jacamin - Refere-se ao individuo que cria o filho de outras pessoas. A origem está na ave típica da região amazônica, que costuma pousar no ninho alheio para cuidar dos filhotes.


  • Bacural - Designa os vigias noturnos que cuidam das canoas na beira do rio. O termo é originário de uma ave de hábitos noturnos, típica da região e ameaçada de extinção.


  • Rupelo - Indivíduo que não tem nada na vida. O termo é considerado uma ofensa, já que se refere a uma pessoa do mais baixo escalão.


  • Vara de Espichar couro - Pessoa alta, comprida. A expressão tem origem numa vara utilizada por fazendeiros para medir o couro do boi que seria esticado.


  • Amojada - Termo utilizado para dizer que uma mulher está grávida, ou para designar uma moça de seios fartos. A palavra costumava ser usada para dizer que as vacas da fazenda estavam prenhas.


  • Rebenque - Chicote de couro usado pelos cavaleiros. Pode também ser feito de rabo de tatu ou pênis de boi.


  • Baxero - Pano para forrar o cavalo antes de se colocar a cela.


  • Pindaíba - Pescar com vara.


  • Canaimé - Lenda indígena dos Macuxis, que dá conta de um ser meio homem meio tamanduá, que aterroriza as pessoas que causam mal à natureza. É um personagem equivalente ao Saci Pererê em outras regiões do Brasil.


  • Makunaima - Mal que vive no monte.


  • Canaima - Expressão indígena que diz: cuidado com o que vem do céu. Também é o nome de um Parque Nacional na Venezuela.


  • Caxiri - Bebida indígena fermentada a base de mandioca, uma espécie de cerveja.


  • Curare - Veneno extraído de uma planta e usado pelos índios na ponta das flechas durante os combates.



  • O Webventure viajou a convite do Sebrae Roraima.



    publicidade




    OPORTUNIDADE


    PUBLICIDADE


    INSCRIÇÕES ONLINE

    Apoiamos:
    A prática de Esportes de Aventura envolve risco de vida! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.
    Antes de iniciar a prática esportiva consulte um médico para realizar exames que qualifiquem o seu estado de saúde para tal.
    Copyright© 1997-2012 Webventure LTDA. Proibída a cópia ou reproducão do conteúdo sem autorização prévia.