Cerro tronador visto desde Pampa Linda
Foto: Divulgação/ Danielle Pinto
Primeira parte da trilha de acesso ao acampamento alto do Cerro Tronador
Foto: Divulgação/ Danielle Pinto
Do acampamento alto se descobre porque esta linda montanha que está a sua frente é chamada de Tronador. Um glaciar suspenso localizado a esquerda da montanha ecoa sons de trovão toda hora que um pedaço seu se descola e cai no abismo abaixo dele. O Cerro Tronador é uma das montanhas mais visitadas na Argentina, principalmente por brasileiros ávidos por provar um pouco da escalada em gelo. Localizado a cerca de 60km de Bariloche, dentro do parque Nahuel Huapi, tem seu cume a 3.748m e apesar de ser considerada uma montanha de nível técnico acessível, tem lá os seus desafios, como por exemplo, muitas gretas e um trecho mais técnico para acesso ao cume.
O acesso à montanha tem início na cidade de Bariloche, de onde partem vários transportes privados em direção a Pampa Linda, onde tem início à trilha de acesso ao acampamento alto. As vans custam cerca de 40 pesos e são oferecidas por agências de turismo e pelo Clube Andino de Bariloche - www.clubandino.com.ar .
Estrutura - Na localidade de Pampa Linda existe toda uma infra-estrutura para receber os visitantes. Centro de informações, banheiros, área de camping selvagem e privada, restaurante e pousada. A caminhada até o acampamento alto, onde também está localizado o Refúgio Otto Meiling, leva cerca de 5 horas, e vale cada passo dado. No início a trilha é bem tranqüila, toda aberta, pouco inclinada e sombreada. Depois de duas horas de caminhada no bosque inicia o trecho chamado de caracoles, a partir daí a inclinação aumenta drasticamente.
No final do caracoles, depois de mais de uma hora e meia de toca para cima, se chega a uma área chamada de “descanso dos cavalos”. Isso mesmo, até este trecho é possível ir a cavalo, o passeio irá custar R$60,00 só para a subida, ou R$80,00 incluindo a descida. A partir daí caminha-se mais duas horas até o Refúgio Otto Meiling por terreno pedregoso e exposto ao sol. Dependendo da época esse trecho pode estar todo coberto pela neve.
Danielle Pinto
A montanhista de Curitiba (PR) é também jornalista e fotógrafa. Em sua coluna no Webventure, aborda temas ligados aos esportes de aventura e viagens, principalmente escalada. Danielle também mantém o blog www.imaginate.com.br, onde posta suas aventuras pelo Brasil e mundo. Ela conta com o apoio do Refúgio de Montanha 5.13 e da Flora Roupas Esportivas.