Foto: Pixabay

A melhor praia do mundo é novamente brasileira – Sancho, em Fernando de Noronha

A Praia do Sancho em Fernando de Noronha foi eleita pela quarta vez como a melhor do mundo - conquistou o título em 2014, 2015 e 2017

A Praia do Sancho, em Fernando de Noronha é eleita a melhor do mundo pelos usuários do TripAdvisor – site onde os internautas elegem e opinam sobre suas experiências.

Conhecida por sua natureza intocada, vegetação virgem e mar cristalino, o acesso à praia é feito por barco ou por trilha. Ao término da caminhada, a descida acontece por entre as rochas de uma falésia. O visual é surpreendente.
Com águas cristalinas e bancos de coral, a praia do Sancho é cercada de penhascos e vegetação, e suas águas cristalinas permitem aos visitantes mergulhar em meio a golfinhos e tartarugas.

Praia do Sancho Foto: Eduardo Andreassi

Praia do Sancho Foto: Eduardo Andreassi

O acesso não é fácil, sendo feito a partir do alto de um penhasco com vista paradisíaca. Ali têm início dois lances de escadas estreitas e verticais, encravadas na rocha que leva à areia branquinha.

Sendo uma das poucas onde é permitida a parada de embarcações para banho, os barcos costumam ficar atracados cerca de 40 minutos, onde os turistas podem praticar mergulhos, flutuações ou mesmo nadar até a praia.

Mirante na Praia do Sancho Foto: Eduardo Andreassi

Mirante na Praia do Sancho Foto: Eduardo Andreassi

Para visitar a Baía do Sancho, é preciso descer um paredão com mais de 50 metros de altura, que conta com duas escadarias encravadas na rocha e uma terceira em pedra. Como a procura pelo local tem crescido nos últimos, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) determinou, em 2018, horários de descida e subida nas escadas.

A outra forma de visitar o Sancho é por barco, sendo 16 embarcações autorizadas a ancorar na baía. Para aproveitar essa praia, os turistas devem comprar um ingresso do parque, que custa R$ 106, para visitantes brasileiros, e R$ 212, para estrangeiros, e é válido por 10 dias de acesso à área do parque.

Mergulhando na Praia do Sancho -águas cristalinas - Foto Eduardo Andreassi

Essa é a única praia brasileira entre as 25 melhores em 2019. O segundo lugar ficou com Varadero, em Cuba, e a terceira colocada foi Eagle, em Aruba.

Como chegar
A Baía do Sancho tem acesso por uma trilha de 320 metros, feita com madeira biossintética, e termina em um mirante sobre uma falésia, de onde se tem vista panorâmica da praia.

No entanto, para chegar à praia é preciso encarar dois lances de escadas verticais, por uma fenda na rocha, ou tomar um dos passeios de barcos que fazem parada para banho na entrada da baía.

Passeio de barco (vista marítima dos Dois Irmãos e Morro do Pico) Foto: Eduardo Andreassi

Passeio de barco (vista marítima dos Dois Irmãos e Morro do Pico) Foto: Eduardo Andreassi

Quem segue por mais 282 metros de caminhada chega a outro cenário impactante, a Baía dos Porcos, onde se localiza o clássico Morro Dois Irmãos.

Veja o ranking com as melhores praias do mundo
1. Baía do Sancho (Brasil)
2. Varadero Beach (Cuba)
3. Eagle Beach (Aruba)
4. La Concha Beach (Espanha)
5. Grace Bay Beach (Turks & Caicos)
6. Clearwater Beach (Estados Unidos)
7. Isola dei Conigli (Ilhas da Sicília)
8. Seven Mile Beach (Ilhas Cayman)
9. Playa Norte (Isla Mujeres)
10. Seven Mile Beach (Jamaica)
11. Praia da Falésia (Portugal)
12. Pontal do Atalaia (Brasil)
13. Playa de ses Illetes (Ilhas Baleares)
14. Ka’anapali Beach (Havaí)
15. Balos Lagoon (Grécia)

Last modified: fevereiro 28, 2019

Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Jornalista e fotojornalista, trabalha também com Comunicação e Assessoria de Imprensa, sendo que parte do tempo trabalha no Brasil e outra na Itália, onde tem parceria com o Governo da Toscana. Trabalha com Fotografia/Jornalismo/Comunicação - desenvolve um trabalho sobre Turismo – regiões, parques, atrações, hotelaria, gastronomia local, festas populares e demais assuntos relacionados, praticando acervos fotográficos ou pautando, cobrindo e divulgando nos portais e jornais. Atualmente tem como parceiros as Lojas Mundo Terra