Foto: Pixabay

Legado das Águas é destino para apaixonados por turismo sustentável

Foto: Divulgação/Facebook

Foto: Divulgação/Facebook

Rios, trilhas, animais silvestres e uma grande diversidade de fauna e flora há poucas horas de São Paulo. São cerca de 31 mil hectares preservados e disponíveis para você, apaixonado por esporte e natureza. Este é o Legado das Águas, que fica dentro da Reserva Votorantim.

O espaço propõe um novo modelo de área protegida e privada, custeando atividades que além de divertir e trazer conhecimento, visam gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais para a população local.

19748659_1975298252700769_4386235145565969940_n

Foto: Divulgação/Facebook

Aberto ao público desde julho, os interessados devem entrar em contato com as empresas que administram os passeios. Sendo canoagem (e em breve rafting) a Canoar (canoar.com.br) e para trekking a Sustentar (sustentarma.com.br), além de visitas a espaços voltados para observação de animais e plantas da mata atlântica

+ Clique aqui e inscreva-se para a Brasil Cycle Fair!

Localizado em Tapiraí o Legado foi uma forma da Votorantim preservar as nascentes do Rio Juquiá. David Canassa, gerente geral corporativo de Sustentabilidade do Grupo, explica que a mudança no negócio de hidrelétrica para local de ecoturismo foi elaborado com diversos princípios. “Não queremos de forma nenhuma abrir o espaço para degradação, foi feito um estudo para saber quantas pessoas por dia podem acessar o local. Começamos a pesquisa em 2010 e após os resultados surgiu o Legado”.

Foto: Crioula Câmera/Divulgação

Foto: Crioula Câmera/Divulgação

Natureza viva

Falando em números, foram identificadas até então 111 espécies de aves endêmicas, mais de 20 mil espécie de animais como o macaco-muriqui e até mesmo a anta albina, única encontrada em seu ambiente natural no mundo, 48 mil plantas foram produzidas e comercializadas até hoje, em 75% de extensão intocada.

Foto: Luciano Candisani/Fotolia

Foto: Luciano Candisani/Fotolia

Gestão

O local conta com o sistema de gestão compartilhada, reunindo membros externos da administração pública e líderes de iniciativas sustentáveis, que ajudam a proteger e desenvolver ainda mais a região.

Para mais informações acesse: http://www.legadodasaguas.com.br/
Agende sua visita: contato@legadodasaguas.com.br

Foto: Divulgação/Facebook

Foto: Divulgação/Facebook

Last modified: agosto 21, 2017

Christina Volpe
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webventure. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, um evento acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.